Topo

Estação é esvaziada em Bruxelas após explosão; suspeito é morto

20.jun.2017 - Momento de explosão na Estação Central de Bruxelas, na Bélgica - Twitter/Reuters
20.jun.2017 - Momento de explosão na Estação Central de Bruxelas, na Bélgica Imagem: Twitter/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/06/2017 16h57

A Estação Central de Bruxelas, capital da Bélgica, foi esvaziada na noite desta terça-feira (20) após uma explosão. Autoridades afirmaram que um indivíduo suspeito foi "abatido". Duas linhas de metrô que passam pela Estação Central, a um e a cinco, tiveram sua circulação interrompida, e a Grand Place, a praça central de Bruxelas, foi fechada.

Em seu perfil no Twitter, a Polícia de Bruxelas disse que a situação está sob controle. 

“Isso foi considerado um ataque terrorista", afirmou o porta-voz da promotoria, Eric Van Der Sypt. “O suspeito foi neutralizado pelos militares que estavam presentes no local imediatamente após a explosão. Ele está morto."

Segundo a polícia, o incidente ocorreu por volta das 19h locais (16h de Brasília) nas escadarias do hall principal da estação central.

O indivíduo usava um cinto explosivo, afirmou ainda a polícia.

Segundo o porta-voz do Corpo de Bombeiros, a explosão foi de "baixa intensidade" e não deixou outras vítimas.

De acordo com uma testemunha, um suspeito gritou "Allah Akbar" (Alá é grande) no momento da explosão.

Soldado faz segurança na área próxima à Estação Central de Bruxelas, na Bélgica - Emmanuel Dunant/AFP - Emmanuel Dunant/AFP
Soldado faz segurança na área próxima à Estação Central de Bruxelas
Imagem: Emmanuel Dunant/AFP


"Eu estava do lado de fora. Desci. No mezanino, alguém gritava. Eu não dei atenção. Depois, ele gritou Allah Akbar. E lá, fez explodir um carrinho", contou Nicolas Van Herrewegen, agente da companhia ferroviária belga SNCB.

"Houve um movimento de pânico da multidão na estação, as pessoas começaram a correr pelas vias", explicou Arnaud Reyman, porta-voz da Infrabel, concessionária do serviço de trens, segundo a agência de notícias Belga, que citou o Ministério Público da capital.

Em março de 2016, 32 pessoas foram mortos em ataques no aeroporto e no metrô de Bruxelas. Os ataques foram assumidos pelo Estado Islâmico.

Foragidos

A polícia da Bélgica procura dois indivíduos que estão foragidos após a explosão ocorrida na noite desta terça-feira na estação central de Bruxelas. (Com agências internacionais)