Topo

Fãs alegam que "House of Cards" britânica "previu" incêndio em Londres 24 anos antes

Manchete de jornal do seriado é uma das semelhanças com o ocorrido em Londres - Reprodução
Manchete de jornal do seriado é uma das semelhanças com o ocorrido em Londres Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

20/06/2017 16h02

A série House of Cards do canal britânico BBC - que inspirou a série de TV norte-americana do Netflix com o mesmo nome - exibiu uma história que tem semelhanças impressionantes com o incêndio da Torre Grenfell, ocorrido no último dia 15 em Londres e que deixou pelo menos 79 mortos.

Depois do incidente mortal ocorrido na torre, um usuário do Vimeo chamado Al-Jazz destacou um episódio do drama político em que uma explosão de gás acabou matando 72 moradores de uma torre em Newham. Este episódio foi originalmente exibido em 1993 e era da segunda parte da série "To Play the King".

Parte do episódio mostrou uma manchete de um jornal que dizia: “A política do governo foi responsável por 70 mortes no desastre da torre”.

O episódio também mostra uma uma cena onde a personagem Chloe Carmichael fala sobre as vítimas do incêndio, dizendo: “Elas são pessoas que foram deixadas para apodrecer no local. Estas pessoas não podiam comprar seus apartamentos, não tinham como pagar a conta do gás”. Ela também descreveu a construção como “um desastre esperando para acontecer”.

Outro momento do episódio mostra o Primeiro Ministro acusado de “[ficar] impassível”, o que lembra os relatos da atual Primeira Ministra Britânica, Theresa May, quando visitou o local da tragédia em Londres na semana passada. Outra estranha semelhança mostra que na série de ficção o fogo estourou no quarto andar - e o mesmo aconteceu na Torre Grenfell.

O governo britânico foi criticado na semana passada, porque relatórios anteriores ao incêndio mostravam que a torre de 24 andares não tinha todos os acessórios de segurança obrigatórios, apesar do alerta da associação dos moradores do local sobre a necessidade de resolver os problemas de segurança para prevenir incêndios.

O vídeo foi publicado com uma simples legenda: “Estou impressionado como uma série de 25 anos atrás pode ser tão parecida como a realidade de hoje”.

Grenfell Tower disaster parallels in House of Cards, 1993. from Al-Jazz on Vimeo.