Topo

Barco com dezenas de turistas naufraga na Colômbia; autoridades confirmam mortes

Do UOL, em São Paulo*

25/06/2017 19h11Atualizada em 26/06/2017 14h29

Ao menos seis pessoas morreram depois que um barco turístico com dezenas de pessoas a bordo naufragou neste domingo (25) em uma represa na cidade colombiana de Guatapé, a 80 km de Medellín, informaram autoridades locais.

25.jun.2017 - Sobreviventes de naufrágio na represa de Guatapé, na Colômbia, choram enquanto aguardam informações sobre desaparecidos - Luis Benavides/AFP - Luis Benavides/AFP
Sobreviventes choram enquanto esperam informações sobre desaparecidos
Imagem: Luis Benavides/AFP

De acordo com veículos de imprensa colombianos que citam autoridades do governo do departamento (Estado) de Antioquia, onde fica Guatapé, o naufrágio deixou também ao menos 16 feridos.

À noite, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, compareceu a Guatapé para acompanhar as buscas e disse que os trabalhos seguirão por toda a noite. 

Mais cedo, o Departamento Administrativo de Prevenção, Atenção e Recuperação de Desastres da Colômbia havia informado que nove pessoas haviam morrido. Entretanto, o mesmo órgão retificou a informação, dizendo que havia seis vítimas no hospital.

"Inicialmente, 99 pessoas foram resgatadas. Depois, dois grupos de 40", afirmou a diretora do Departamento Administrativo de Prevenção de Desastres de Medellín, Margarita Moncada, acrescentando que cerca de 28 pessoas estavam desaparecidas.

Ela lamentou a tragédia e disse que, segundo a prefeitura, "é a primeira vez que acontece uma situação como esta, em que a informação inicial era de que uma embarcação afundou com, aproximadamente, 170 pessoas", disse.

Também à rádio Caracol, um passageiro da embarcação --batizada como "El Almirante"-- disse que não havia coletes salva-vidas suficientes a bordo. Segundo ele, foi possível ouvir um estalo, como se o barco estivesse rachando.

A cidade de Guatapé é um polo turístico local e estava bastante movimentada neste domingo porque na segunda (26) é feriado na Colômbia. Uma das atrações mais procuradas no local é justamente o passeio de barco pela represa.

*Com agências internacionais