Topo

Governador fecha praias nos EUA e é flagrado tomando sol justamente numa delas

A família de Christie curtiu o domingo na praia que estava "fechada -  Andrew Mills/NJ Advance Media via AP
A família de Christie curtiu o domingo na praia que estava "fechada Imagem: Andrew Mills/NJ Advance Media via AP

Colaboração para o UOL

03/07/2017 14h49

O governador de Nova Jersey, Chris Christie, vem sofrendo duras críticas por ter sido flagrado aproveitando a praia de Island State Beach Park neste domingo (2), menos de 48 horas depois de uma decisão de seu governo determinando o fechamento do local.

A decisão do governo de proibir o acesso à praia em pleno feriado de Independência de 4 de julho foi tomada na última sexta-feira como resposta a um impasse orçamentário do Estado americano.

A partir de sábado, as pessoas que pensaram em curtir o final de semana no local não puderam entrar. O fechamento de uma grande área do estado forçou a paralisação de serviços para aproximadamente 35 mil pessoas. 40 parques estaduais, áreas recreativas e históricas e outras atrações não podem receber público.

A praia de Island State, alvo da polêmica, esteve quase deserta no domingo. Quase, porque apenas um grupo estava tomando sol e desfrutando a paisagem do local: Chris Christie e seus familiares e amigos. Fotos do passeio foram registradas pela NJ Advance Media e divulgadas amplamente por jornais locais. Rapidamente, elas se espalharam pelas redes sociais acompanhadas de críticas.

Republicano - Chris Christie, 53, governador de Nova Jersey - Mel Evans/AP - Mel Evans/AP
Chris Christie, 53, governador de Nova Jersey, já estava com a popularidade abalada
Imagem: Mel Evans/AP

Para complicar a situação, o governador foi traído pelas próprias palavras. Antes do vazamento das imagens, no próprio domingo, Christie foi de helicóptero a Trenton, capital do Estado, para dar uma entrevista coletiva. Questionado sobre passar o final de semana em sua residência perto da praia que estava fechada, fez questão de assegurar aos jornalistas: “não tomei sol nenhum hoje”.

Horas depois, diante da divulgação das imagens, uma porta-voz do político gerou ainda mais polêmica ao falar que seu chefe não mentiu: “ele realmente não tomou sol nenhum. Estava com um boné na cabeça”.

Christie se viu obrigado a novamente falar sobre a polêmica nesta segunda-feira e ironizou a repercussão das imagens. “Eles vão ganhar um Prêmio Pulitzer porque me flagraram no local em que eu disse que iria estar e com as pessoas com quem eu disse que iria estar”.

O governador ainda tuitou que 119 das 130 milhas de praias da costa de Nova Jersey estão abertas ao público.”Venha e aproveite! Não se esqueça de passar protetor e se hidratar”.

O caso deve afetar ainda mais a já negativa imagem de Christie, cujo governo era aprovado por apenas 15% dos habitantes do Estado em junho. Seu apoio a Donald Trump e as seguidas viagens que fez com o atual presidente americano na época da campanha são outras causas da queda de popularidade.

“Ou Christie está trabalhando ativamente para destruir qualquer futuro político que ele poderia ter ou ele simplesmente parou de se preocupar com isso”, escreveu a CNN, acrescentando que o governador de Nova Jersey pode ganhar um cargo no segundo escalão da presidência quando terminar seu mandato.

governador - Andrew Mills/NJ Advance Media via AP - Andrew Mills/NJ Advance Media via AP
Imagem: Andrew Mills/NJ Advance Media via AP