Topo

Teste de míssil vira música e é comemorado com show na Coreia do Norte

Entenda o programa de mísseis norte-coreano

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

11/07/2017 08h42

O teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental pela Coreia do Norte virou música aos ouvidos do líder Kim Jong-un -- literalmente.

Kim Jong-un comemorou o feito em um concerto repleto de música pop e aplausos. Entre as performances apresentadas estavam "Canção do Foguete Hwasong" e "Faça os Outros nos Invejar", segundo informações da agência oficial norte-coreana KCNA.

Liderando o concerto estava o Moranbong, um grupo musical só de mulheres escolhidas por Kim e que serve como uma face "suave" do seu regime. Além da banda, também se apresentaram um grupo pop chamado Chongbong, o uniformizado Coro do Mérito do Estado e um grupo de artistas.

Pyongyang tem sido palco de eventos especiais para marcar o lançamento do míssil Hwasong-14, em 4 de julho, que parece ser capaz de alcançar o Alasca ou regiões mais distantes. O lançamento é tratado como a maior conquista tecnológica da Coreia do Norte.

O show, que aconteceu no domingo (9), teve plateia lotada, com muitos do público vestidos de uniforme.

Cenas da apresentação exibidas na televisão norte-coreana na segunda-feira (10) mostram a multidão aplaudindo e saudando repetidamente o líder Kim Jong-un.

Desde que Kim Jong-un chegou ao poder no fim de 2011, a Coreia do Norte acelerou consideravelmente seu programa nuclear e balístico.

O país realizou cinco testes nucleares desde 2006, dois desde 2016.