Topo

Inédito! Leoa aparece amamentando filhote de leopardo e surpreende até especialistas

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

14/07/2017 09h36

Uma imagem inédita de uma leoa africana de cinco anos amamentando um filhote de leopardo de uma semana na área de conservação de Ngorongoro, na Tanzânia, surpreendeu especialistas.

"É sem precedentes", disse à National Geographic Luke Hunter, presidente e diretor de conservação da Panthera, uma organização sem fins lucrativo global que protege e estuda a vida selvagem. "Nós nunca vemos isso na natureza".

O comportamento é chocante porque os leões africanos têm o hábito de matar leopardos. Não está claro como estes dois animais da imagem entraram em contato e nem onde está a verdadeira mãe do leopardo. Fato é que o instinto materno da leoa Nosikitok, que deu à luz recentemente, prevaleceu sobre o agressivo.

Por mais que o caso seja incomum, Hunter diz que não existe nada do ponto de vista fisiológico que impeça a leoa de alimentar o leopardo. Ambas as espécies produzem leite similar e passam por períodos comparáveis de amamentação. Mas estes não são os únicos fatores a considerar.

"Isso é toda especulação, e espero que isso termine bem", disse Hunter. "Mas acho que os desafios para este pequeno sobrevivente são realmente imensos", completou, citando o fato de filhotes de leões terem alta taxa de mortalidade (por ameaças como hienas e incêndios florestais).

Leoa cuida de leopardo e surpreende especialistas - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Além disso, há a possibilidade de o leopardo ser mal recebido pelo restante da cria de Nosikitok – leoas costumam se separar do bando para dar à luz, mas retornam após oito semanas. “Este seria um encontro fascinante para se observar", concluiu Hunter.

Se o leopardo desafiar as probabilidades e se tornar independente (o que acontece com a idade entre um ano e um ano e meio), Hunter acredita que ele poderia se comportar como um animal de sua espécie.
 
“A exposição precoce à sociedade do leão não ultrapassaria os milhões de anos de evolução que prepararam o leopardo para ser um caçador solitário supremo", disse ele. "Estou certo de que ele seguiria seu próprio caminho", concluiu.