Topo

"Você está em tão boa forma", diz Trump a mulher do presidente da França

Do UOL, em São Paulo

14/07/2017 08h27

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou a primeira-dama da França, Brigitte Macron, por estar "em tão boa forma", durante visita de Estado à França, na quinta-feira (13). O comentário está em um vídeo divulgado na página do governo da França no Facebook.

Trump, de 71 anos, que foi criticado por seus comentários sobre a aparência das mulheres, e sua mulher, Melania, de 47 anos, reuniram-se com o presidente francês, Emmanuel Macron, de 39 anos, e Brigitte, de 64 anos, no Hôtel National des Invalides, onde Napoleão Bonaparte e outros heróis de guerra franceses estão enterrados.

Após um passeio, Trump se voltou para a primeira-dama, gesticulou em sua direção e disse: "Você está em tão boa forma." Depois de repetir o comentário, Trump voltou a falar com Brigitte Macron e disse: "Linda". A resposta dela não ficou clara.

As redes sociais reagiram imediatamente ao vídeo, com muitos usuários considerando os comentários de Trump sexistas.

Frequentemente Trump tem feito comentários públicos sobre a aparência física de mulheres em seus encontros, seja como candidato ou como presidente.

Em 27 de junho, Donald Trump interrompeu uma ligação para o primeiro-ministro da Irlanda para elogiar o sorriso de uma repórter que havia sido convidada para cobrir a conversa. A própria jornalista descreveu a cena como "bizarra".

O fato aconteceu no Salão Oval, gabinete do presidente na Casa Branca. Trump ligou para Leo Varadkar para parabenizá-lo pela escolha como premiê, surpreendendo ao convidar a imprensa irlandesa para assistir à ligação.

Pelo Twitter, a correspondente em Washington da Rádio Teilifís Éireann, Caitriona Perry, compartilhou um vídeo e descreveu o que chamou de "momento bizarro" proporcionado por Trump.

Em determinado momento, ele interrompe a conversa para contar que está com os correspondentes irlandeses em frente a ele. Trump então comenta que a Irlanda tem uma "bonita imprensa" e convida Perry a se levantar, perguntando seu nome e seu veículo de imprensa. Então, diz ao telefone: "Ela tem um bom sorriso no rosto, então eu aposto que ela te trata bem", deixando a repórter constrangida.

Em texto publicado no site da rádio, Perry conta que normalmente a imprensa fica do lado de fora da janela da Casa Branca e que era isso que ela esperava acontecer. "Mas, em vez disso, nós fomos convidados a acompanhar a ligação do presidente para o primeiro-ministro. Quando nós entramos, ele já estava no telefone, mas eu chamei sua atenção e ele me chamou", contou.