Topo

Adolescente detido por ataques com ácido em Londres é acusado por 15 crimes

14.jul.2017 - Área é isolada após ataque com ácido em Londres (Inglaterra) - Sarah Cobbold/Reuters
14.jul.2017 - Área é isolada após ataque com ácido em Londres (Inglaterra) Imagem: Sarah Cobbold/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/07/2017 18h04

Um adolescente detido na última quinta-feira em Londres após terem sido registrados cinco ataques com ácido dentro de pouco mais de uma hora na capital britânica foi acusado por 15 crimes, afirmou neste sábado (15) a polícia.

Entre as acusações envolvendo o jovem de 16 anos estão roubo, tentativa de roubo, dano corporal grave com intenção e posse de um item para descarregar uma substância nociva.

Segundo a imprensa londrina, todas as vítimas foram atingidas no rosto e levadas para hospitais. Uma delas, em estado grave, tem grande risco de sequelas.

As ocorrências foram registradas nos bairros de Hackney, Stoke Newington e Islington. Um jovem de 15 anos que também havia sido detido foi solto sob fiança.

Segundo a BBC, o primeiro ataque ocorreu por volta das 22h25 no horário local (18h25 em Brasília) na Hackney Road, uma via de grande movimentação. Um homem de 32 anos, segundo a polícia, foi abordado por um casal, que o atingiu no rosto com um produto corrosivo. Em seguida, as duas pessoas teriam fugido com a motocicleta da vítima.

Às 22h49, um homem afirma ter sido atacado por dois homens, que apareceram em uma moto, em Islington. Também dois homens teriam agido por volta das 23h05 na rua Shoreditch High, atingindo mais uma pessoa.

Outros dois ataques, em circunstâncias parecidas, teriam ocorrido às 23h18 e 23h37. 

O número de ataques com ácido tem crescido no Reino Unido, segundo a BBC. Em 2015, foram 261; em 2016, a polícia registrou 458; e somente neste ano, 119 ataques do tipo.

De acordo com o tabloide "Daily Mail", especialistas dizem que o ácido está se tornando a arma preferida de muitos criminosos, como aqueles que querem usá-la em  assaltos, porque seu porte não é ilegal e ela pode ser comprada em qualquer loja de ferragens.