Topo

Greve de 24h de oposição paralisa parte da Venezuela; protestos deixam 2 mortos

Manifestantes bloqueiam rua de Caracas em dia de greve geral no país - Boris Vergara
Manifestantes bloqueiam rua de Caracas em dia de greve geral no país Imagem: Boris Vergara

Do UOL, em São Paulo

20/07/2017 16h13

Na manhã desta quinta-feira (20) as principais vias da Venezuela amanheceram desertas, resultado de uma greve geral que terá 24h de duração e que foi organizada pela oposição ao governo Nicolás Maduro, para exigir que o presidente volte atrás na convocação de uma Assembleia Constituinte.

Um jovem de 24 anos morreu e outros três ficaram feridos durante um protesto no subúrbio de Caracas em meio à greve, informou a Procuradoria. A vítima foi identificada como Ronney Tejera. 

Outro jovem morreu no Estado de Carabobo. "O promotor do Carabobo investiga a morte de Andrés Uzcátegui (23) e seis feridos durante uma manifestação em La Isabelica", apontou o MP no Twitter.

Segundo o deputado opositor Marco Bozo, Uzcátegui recebeu um "disparo no peito" por parte da Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militarizada), no entanto, o MP não mencionou a causa da morte do jovem.

A paralisação começou às 6h locais (7h, horário de Brasília). Chamada de "hora zero" pela oposição, essa convocação intensifica as manifestações que já deixaram cerca de 100 mortos desde 1º de abril.

Animada pelos 7,6 milhões de votos do plebiscito simbólico que realizou no domingo passado (16) contra Maduro e contra sua Constituinte, a oposição convocou um cessar das atividades formais e informais. Por isso, as vias de Caracas e de outras grandes cidades do país amanheceram desoladas e bloqueadas por barricadas.  O metrô funcionou normalmente.

Dentro de dez dias, por iniciativa de Maduro, 545 constituintes serão eleitos para reformar a Carta Magna, uma polêmica convocatória que incendiou ainda mais as ruas.

"Tenho sete operários e vou pagar o dia a eles. Não importa que percam o dia de trabalho, se estamos perdendo um país. Eu me somo à greve para resgatar o pouco que nos resta dele", afirmou à AFP Omar, de 34 anos, dono de uma pequena construtora do sudeste de Caracas.

O presidente também sofre uma forte pressão internacional para desistir de seu projeto, mas Maduro insiste em que a Constituinte prosseguirá "pela paz e pela recuperação econômica do país".

"Vai, agora mais do que nunca", declarou Maduro na terça-feira (18), diante das ameaças de sanções econômicas dos Estados Unidos.

O ato conta com o apoio da cúpula empresarial, de câmaras de comércio e indústria, de parte dos sindicatos, de estudantes e funcionários dos transportes. Já o governo controla a estratégica indústria petroleira e o setor público, com quase três milhões de empregados.

Mulher bloqueia rua em dia de greve geral na Venezuela - REUTERS - REUTERS
Mulher bloqueia rua em dia de greve geral na Venezuela
Imagem: REUTERS


"Essa paralisação é um embate de forca entre um empresariado e uma população famélica e pauperizada e um governo também quebrado que controla os poucos recursos de um país petroleiro", opinou o presidente do instituto Datanálisis, Luis Vicente León.

Marcela Máspero, coordenadora da União de Trabalhadores da Venezuela (UNETE) - uma das principais centrais operárias do país -, afirma que muitos empregados estão sendo pressionados, mas que, mesmo assim, apoiam a greve geral.

"São dias importantes para o governo entender que uma saída democrática e pacífica para a crise, para os trabalhadores, significa retirar a Constituinte", declarou à AFP o líder sindical Froilán Barrios.

Os empresários, a quem Maduro acusa de travarem uma "guerra econômica" para derrubá-lo, apoiam a greve, alegando que a Constituinte instaurará um modelo econômico que vai piorar a crise do país, afetado por uma severa escassez de alimentos e de remédios, assim como por uma inflação voraz.

"A Assembleia Constituinte é apenas uma maneira de disfarçar a transformação da Venezuela em um Estado comunista", alertou o presidente da Fedecámaras, Carlos Larrazábal.

Alguns pontos do país tiveram confrontos entre manifestantes e a Guarda Nacional da Venezuela (GNB) que lançou gás lacrimogêneo para dispersar os opositores e algumas pessoas foram presas, entre elas um jornalista. 

Maduro canta vitória ante paralisação

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se declarou nesta quinta-feira vencedor ante a paralisação convocada pela oposição ao assinalar que os setores-chaves da economia se encontram operacionais.

"Voltamos a triunfar, agora rumo ao domingo, 30 de julho, de vitória em vitória, moral máxima", afirmou Maduro ao referir-se à data da eleição dos membros da Assembleia Constituinte contra a qual a greve foi convocada.

O presidente assegurou que as indústrias básicas e os setores petroleiro, energético e a administração pública estão trabalhando a 100%, e só reconheceu falhas no serviço de ônibus urbanos que, segundo ele, funciona a 90%.

"Eles que nunca trabalharam que fiquem sem trabalhar; nós vamos é em frente", afirmou, durante um comício de campanha pela Constituinte transmitido pela televisão governamental VTV.

Também denunciou que opositores tentaram atacar a sede da VTV, referindo-se a um grupo de manifestantes que jogou pedras contra o prédio da emissora. (Com agências internacionais)