Topo

'Trem invertido' é o mais rápido da China e já começa a ser testado

Divulgação / CRRC Qingdao Sifang
Imagem: Divulgação / CRRC Qingdao Sifang

Colaboração para o UOL

23/07/2017 12h17

Os "aerotrens" já são uma realidade na China, mas uma nova linha férrea suspensa, que começou a ser testada por engenheiros recentemente, promete levá-los a outro nível. Batizada de Skytrain, ela deve abrigar trens capazes de viajar a até 70km/h, tornando-se a mais veloz do país.

A nova linha pertence à cidade de Qingdao, na província litorânea de Shandong. Capaz de transportar até 510 passageiros em três ou cinco vagões, ele ainda é adaptável ao uso urbano e em áreas montanhosas. Além disso, já quebrou recordes de velocidade em sua etapa de testes, afirmam engenheiros.

"Esse monotrilho usa a mais recente tecnologia de motor magnético (que emprega imãs para anular o atrito e potencializar a velocidade), o que o permite ter grandes vantagens com maior potência, menor volume físico, um nariz mais baixo e menos peso, realizando assim uma operação mais eficiente", explicou Liu Yuwen, diretor técnico do projeto, ao Sputnik News.

A nova linha férrea suspensa é a segunda da modalidade em Qingdao, depois que outro "aerotrem" sustentado por baterias de lítio foi completado em Chengdu, no ano passado. Lá, os trens chegam à velocidade máxima de 60km/h.

A China é o terceiro país no mundo a desenvolver linhas férreas suspensas, onde os trens são 'invertidos' e se movem com o trilho na parte de cima do carro. Antes, Alemanha e do Japão já tinham investido nessa modalidade de transporte.

A primeira da história veio do país germânico, na cidade de Wuppertal, em 1901. Ela segue operante até hoje. Já o Japão abriga a linha férrea suspensa mais longa do mundo. A Chiba Urban Monorail, construída em 1988, engloba duas linhas que totalizam 15.2km de extensão.