Topo

Diretor de Comunicações de Trump deixa cargo 11 dias após assumir função

Foto: JIM WATSON / AFP
Imagem: Foto: JIM WATSON / AFP

Do UOL, em São Paulo

31/07/2017 16h24

O diretor de Comunicações da Casa Branca, Anthony Scaramucci, deixou o cargo nesta segunda-feira (31), onze dias após assumir a função. Segundo o comunicado oficial da Casa Branca, Scaramucci quis deixar o espaço livre para o novo chefe de gabinete, John Kelly, montar sua própria equipe; de acordo com a imprensa americana, no entanto, o empresário foi demitido a pedido de Kelly, que prestou juramento hoje no novo cargo.

Nos 11 dias em que ficou no cargo, ele entrou em conflito com outros membros da equipe de Trump. Logo após Scaramucci ser escolhido para o cargo, o então porta-voz da Presidência, Sean Spicer, pediu demissão.

Depois, na semana passada, o diretor de Comunicações vociferou contra Reince Priebus, então chefe de gabinete da Casa Branca, e Steve Bannon, diretor estratégico, durante uma entrevista para a revista "The New Yorker".

Ele chamou Priebus de "esquizofrênico" e "paranoico" e sugeriu que ele deveria ser investigado por vazar informações internas para jornalistas. Na sexta, Priebus, ex-presidente do Partido Republicano, deixou seu cargo na Casa Branca, sendo substituído por John Kelly.

Trump considerou inapropriados os comentários feitos por Scaramucci à revista.

"O presidente certamente sentiu que os comentários de Anthony eram inapropriados para alguém naquela posição e ele não quis deixar um fardo para o general Kelly", disse a porta-voz da Casa Branca Sandra Sanders.

Financiador do Partido Republicano e nome famoso em Wall Street, Scaramucci foi considerado "indisciplinado" por Kelly, segundo uma fonte da CNN. Já de acordo com o site Politico, o novo chefe de gabinete está tentando "mudar a cultura" da equipe da Casa Branca e não trabalharia "de jeito nenhum" com o empresário.