Topo

Jovem abre porta de emergência e pula de avião em aeroporto dos EUA

Voo da Copa Airlines terminou de forma inusitada, após passageiro pular de avião - Ricardo Duarte/Agência RBS
Voo da Copa Airlines terminou de forma inusitada, após passageiro pular de avião Imagem: Ricardo Duarte/Agência RBS

Colaboração para o UOL

02/08/2017 13h42

Um jovem de 17 anos foi detido na tarde desta terça-feira (1º) depois de abrir a porta de emergência de um avião comercial que acabara de pousar no Aeroporto de San Francisco, nos Estados Unidos, e pular na pista.

A atitude do adolescente surpreendeu os passageiros do voo da Copa Airlines que vinha da Cidade do Panamá, de acordo com a agência de notícias Associated Press. Ele não teve a identidade divulgada, mas é cidadão norte-americano e não se feriu na ação.

Testemunhas relataram à agência que o jovem parecia ansioso e inquieto durante toda a viagem e que ele agiu muito rápido, impedindo que tripulantes conseguissem pará-lo.

“Eu vi esse cara pulando na asa, depois se segurando e descendo por ela. E então ele começa a correr. Depois, ele começa a correr para o outro lado. E todos estavam gritando”, disse Andrea Sepúlveda Guzman, garoto de 11 anos que estava a bordo da aeronave, à emissora CBS San Francisco.

O jovem só parou de correr quando confrontado por funcionários de uma equipe de construção que trabalhavam nas proximidades na pista. Em seguida, foi detido pelos policiais. O motivo que o levou a saltar do avião e correr não está claro, segundo as autoridades.

O porta-voz do aeroporto de San Francisco, Doug Yakel, disse que o menino estava viajando sozinho e assegurou que nenhum procedimento na pista foi afetado pelo incidente.

Já a Copa Airlines informou em comunicado que um membro da tripulação fechou a porta de emergência pela qual o jovem escapou e o avião taxiou até seu portão determinado, onde os demais passageiros desembarcaram normalmente.

A companhia aérea acrescentou ainda que iniciou uma investigação para apurar o caso e que também está cooperando com as autoridades.