Topo

Trem em "cápsula" passa de 300 km/h em seu teste mais rápido; assista

Teste levou Hyperloop a 308 km/h - Divulgação
Teste levou Hyperloop a 308 km/h Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

02/08/2017 12h12

Depois de um ano de progressos, o hyperloop, conhecido como “trem supersônico”, finalmente mostrou a que veio em seu último teste realizado no último dia 29. Segundo o site The Verge, ele atingiu a marca de 192 milhas por hora (308 km/h) ao passar por um tubo de 500 metros no deserto de Nevada, Estados Unidos.

A empresa - que tem no comando o presidente da Tesla Motors, Elon Musk - anunciou que foi o teste mais rápido feito até agora. No futuro, espera-se que o hyperloop transporte pessoas, veículos e cargas.

A empresa informou que o tubo sem ar foi despressurizado ao equivalente do ar a 200 mil pés acima do nível do mar (cerca de 60 km). O veículo, apelidado de XP-1, deslizou acima da pista usando a técnica de levitação magnética, o que limita o efeito aerodinâmico e, teoricamente, permite uma velocidade máxima de 760 mph (1223 km/h). 

Em um comunicado, o dono do Hyperloop One, Shervin Pishevar, não poupou palavras: "Quando você ouve o som do Hyperloop, você ouve o som do futuro".

No último dia 20 de julho, o magnata Elon Musk, um dos que comanda o projeto, gerou polêmica ao dizer no Twitter que conseguiu uma autorização verbal do governo dos EUA para construir um caminho para que o Hyperloop faça o trajeto de Nova York para Washington em 29 minutos - atualmente, de carro, esse trajeto não é feito em menos de cinco horas, para viajar os 330 km de distância entre as cidades. A informação não foi confirmada. 

O trem do Hyperloop possui 28 metros de comprimento. Ele foi construído em alumínio estrutural e fibra de carbono, e ficou famoso por sua aparência futurista.