Topo

Casal de 91 anos morre de mãos dadas em caso de dupla eutanásia

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

14/08/2017 10h16

Um casal com a mesma idade, 91 anos, e que viveu junto 65 deles, morreu no último mês de julho lado a lado e de mãos dadas na Holanda, em um caso raro de dupla eutanásia.

Segundo o jornal holandês Algemeen Dagblad, Nic e Trees Elderhorst morreram no dia 4 de julho, um pouco depois de fazerem a sua última viagem juntos.

Os dois tinham problemas de saúde. Ele sofreu um acidente vascular cerebral há cinco anos, que deixou a sua mobilidade bem limitada e lhe rendeu vários problemas físicos, muita dor e hospitalizações regulares. Manteve-se vivo este tempo todo por causa de antibióticos.

Ela sofreu para cuidar do marido. Com o passar do tempo, caminhar tornou-se cada vez mais difícil, e sua memória foi ficando esparsa. Com a ajuda de vizinhos, amigos e cuidados domiciliários, conseguia dar conta.

Depois do acidente vascular cerebral dele, em 2012, o casal decidiu assinar declaração de eutanásia. Vale lembrar que a Holanda oficializou uma lei que libera eutanásia 17 anos atrás. Desde então, mais de 5.500 pessoas puderam encerrar a vida desta forma.

"Logo ficou claro que não poderíamos esperar muito", falou uma das filhas ao jornal. "O geriatra afirmou que nossa mãe ainda estava bem. No entanto, em caso de morte de nosso pai, ela poderia ser completamente desconsiderada e levada para um lar de idosos. Algo que ela absolutamente não queria. Morrer juntos foi o seu desejo mais profundo".

Depois que o pedido do casal foi considerado, o processo demorou cerca de meio ano. Para testar se cada um deles tinha o desejo de morrer, duas equipes do órgão do governo holandês responsável pelo processo de eutanásia foram nomeadas para cada um. O casal foi entrevistado separadamente para ser investigado o porquê de cada um optar pelo fim da vida. Ambos os pedidos foram autorizados, e uma data foi definida para eles. É raro que sejam aceitos pedidos assim, mas o estágio de saúde de ambos ajudou para que o desejo fosse atendido.

Nic e Trees Elderhorst informaram aos vizinhos e amigos sobre sua escolha. Eles disseram adeus a todos, em um processo que foi muito intenso e assumiram o controle até dos preparativos do funeral deles próprios. No dia da eutanásia, eles falaram palavras doces um para o outro, e morreram de mãos dadas.