Topo

Polícia mata cinco suspeitos em ação antiterrorista em cidade ao sul de Barcelona

Local do atentado em Barcelona - Arte/UOL - Arte/UOL
Local do atentado em Barcelona
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 21h21Atualizada em 18/08/2017 01h05

A polícia catalã (chamada de Mossos d'Esquadra) informou na madrugada desta sexta-feira (18, hora local) que cinco suspeitos foram mortos em uma operação antiterrorismo na cidade de Cambrils, 120 km ao sul de Barcelona. Segundo a imprensa espanhola, eles avançavam em um carro contra pessoas na rua quando foram interceptados pela polícia. Mesmo com a intervenção, chegaram a atingir pelo menos seis civis e um policial, dois deles ficando feridos em estado grave.

Ainda segundo a polícia, se trabalha com a possibilidade de esse segundo ataque estar ligado ao atentado ocorrido horas antes no centro de Barcelona, onde uma van atropelou dezenas de pessoas, deixando 13 mortos.

Os supostos terroristas de Cambrils estavam em um Audi A3, que ultrapassou uma barreira policial. Os suspeitos estariam usando cinturões explosivos e levavam armas. Quatro morreram no confronto com a polícia e o quinto, enquanto era atendido em um hospital.

17.ago.2017 - Polícia trabalha no local onde cinco suspeitos foram mortos em uma nova tentativa de ataque, em Cambrils, no sul de Barcelona - Reuters TV - Reuters TV
Policiais fazem segurança onde os 5 supostos terroristas avançaram contra pedestres
Imagem: Reuters TV
"Do nada escutamos tiros - pam, pam, pam - e muitos gritos. Me joguei na praia e fiquei sem me mover. Você só pensa em fugir", disse à agência de notícias AFP Joan Marc Serra Salinas, um garçom de 21 anos que estava próximo ao local do ataque.

"Estávamos na zona portuária, havia um restaurante com uma orquestra. O veículo bateu no carro da polícia e depois capotou", revelou um francês de 49 anos, que não disse seu nome.

Os serviços de emergência da Catalunha pediram no Twitter para que as pessoas ficassem "em casa, seguras". O incidente ocorreu na rambla marítima de Cambrils, nos arredores de Tarragona. Explosões controladas foram realizadas pela polícia na cidade.

Mais cedo, autoridades confirmaram que o autor do atentado contra dezenas de pessoas no centro de Barcelona está foragido. A polícia prendeu dois suspeitos, mas afirmou que nenhum deles dirigia o veículo. Além dos 13 mortos, 119 pessoas ficaram feridas, 15 delas em estado gravíssimo, no atropelamento nas Ramblas, área turística famosa da cidade.

A polícia afirmou também acreditar que o ataque em Cambrils teria ligação com a explosão de uma casa em Alcanar, perto de Barcelona --uma pessoa morreu na explosão. Acredita-se que explosivos eram preparados no local. 

Ataque em Barcelona

O incidente ocorreu por volta das 17h (horário local). Uma van branca avançou cerca de 500 metros sobre um calçadão com o veículo e depois fugiu a pé, disseram testemunhas. Segundo a polícia, o motorista desceu do veículo sem fazer qualquer manifestação ou grito e deixou o local supostamente desarmado. Entre os detidos estão um cidadão marroquino e outro do enclave espanhol de Melilla.

Autoridades confirmaram ainda que a explosão de uma casa na madrugada desta quinta em Alcanar, nos arredores de Barcelona, em que uma pessoa morreu e sete pessoas ficaram feridas, tem ligação com o ataque.

O furgão branco usado no atentado teria sido alugado por Driss Oukabir, que é um dos presos. Porém, segundo a imprensa catalã, ele afirmou que Driss Oukabir e seus documentos teriam sido roubados. Ele seria um cidadão francês e mora na Catalunha. (Com a agência AFP.)