Topo

Homens são expulsos de voo após piada com alerta antibomba

Vinícius Casagrande/UOL
Imagem: Vinícius Casagrande/UOL

Colaboração para o UOL

02/09/2017 10h19

Nove homens foram expulsos de um voo da companhia Ryanair no início da manhã deste sábado (2) depois que um deles, em tom de piada, gritou "Allahu Akbar” (Deus é grande), expressão que alguns extremistas islâmicos costumam usar ao perpetrar atentados.

O voo, que devia deixar o aeroporto de Zaventem, em Bruxelas (Bélgica), às 7h, com destino a Madri (Espanha), acabou atrasando em mais de duas horas.

A polícia confirmou o incidente ao admitir que os nove homens tinham nacionalidade belga. O embarque estava no início quando um deles começou a gritar “Allahu Akbar” ao mesmo tempo em que indicava a existência de uma bomba a bordo.

De acordo com Peter De Waele, da polícia federal, o comandante do voo se recusou a viajar com essas nove pessoas. 

Em razão do alerta, todas a bagagens no avião precisaram ser retiradas quando o esquadrão da bomba foi chamado com cachorros farejadores. Como nada foi encontrado, os homens foram retirados do avião, que finalmente foi autorizado a decolar, às 9h25.

A "piada", disse a polícia, não foi motivo de riso nem na companhia aérea nem entre os passageiros, muitos dos quais estavam extremamente preocupados com a ameaça

Pelo menos um dos envolvidos enfrentará a Justiça, uma vez que é crime provocar susto com falso alerta de bomba. Uma investigação completa está em andamento e um relatório preliminar já foi enviado ao Ministério Público local.

Em março do ano passado, o aeroporto de Bruxelas-Zaventem e o metrô da cidade foram objeto de ataques terroristas que, juntos, mataram 32 pessoas.