Topo

Brincadeira entre jovens causa incêndio e chuva de cinzas em cidade dos EUA

Incêndio resultou em chuva de cinzas, que causa problemas a moradores de Portland - Reprodução/Instagram
Incêndio resultou em chuva de cinzas, que causa problemas a moradores de Portland Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL

05/09/2017 15h38

Um incêndio de grandes proporções, que começou no último sábado (2) em uma área florestal da cidade Portland, já consumiu cerca de quatro mil hectares de vegetação. Além disso, o fogo sem controle causa um incômodo aos moradores: uma chuva de cinzas está caindo sobre a cidade.

Segundo informações da "ABC News", a polícia dos Estados Unidos teve que evacuar alguns locais próximos, como Warrendale e Dodson, e já notificou os moradores de outras localidades, como Cascade Locks, que eles podem ser os próximos. Além disso, uma rodovia foi fechada e só está sendo usada para evacuação das pessoas.

Carro é atingido por cinzas; incêndio foi causado por um show de fogos clandestino - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Carro é atingido por cinzas; incêndio foi causado por um show de fogos clandestino
Imagem: Reprodução/Instagram

Em comunicado, os agentes revelaram que a causa do incêndio foi um show de fogos clandestino, realizado por adolescentes em uma trilha próxima ao Rio Columbia. A brincadeira resultou em graves consequências. As autoridades já teriam, inclusive, prendido um suspeito de ter iniciado o fogo.

O clima seco colaborou para que as chamas se espalhassem com uma velocidade ainda maior, prendendo cerca de 150 pessoas em trilha que atravessa a região. Apesar do susto, todos foram resgatados com a ajuda de helicópteros.

No início da manhã de segunda-feira (4), a mudança nos ventos da região fez com que a fumaça do incêndio fosse em direção a Portland, o que causou a chuva de cinzas na cidade. Segundo o serviço de meteorologia da região, é esperado que a queda de detritos aconteça até o início desta quarta-feira.

“A queda é bem leve. Então, não impacta na qualidade do ar de forma negativa. Porém, mesmo que em pequena quantidade, não é aconselhável respirar o ar poluído com cinzas. A melhor alternativa é ficar dentro de casa”, avisou o Serviço Nacional do Clima (NWS).