Topo

Lembrança do tremor de 1985 elevou tensão entre mexicanos: "Corram"

Terremoto - Pedro Pardo/AFP - Pedro Pardo/AFP
Ruas viraram abrigo na capital
Imagem: Pedro Pardo/AFP

Do UOL, em São Paulo*

08/09/2017 10h11

Um cenário de pânico e terror se observou na madrugada desta sexta-feira (8) no sul e na capital do México, após o registro de um forte terremoto, de 8,2 de magnitude, o maior em 100 anos, segundo as autoridades mexicanas. Com o epicentro em Chiapas, próximo à divisa com a Guatemala, os tremores duraram cerca de 90 segundos e afetaram cerca de 50 milhões de mexicanos. 

Pelas ruas da Cidade do México e de outros municípios do país, mexicanos mais velhos estavam entre os mais nervosos. É que tinham na lembrança o terremoto de proporção similar ocorrido em 19 de setembro de 1985, em que mais de 3 mil mexicanos morreram, conforme os dados oficiais (dados extraoficiais falam em 10 mil e em até 20 mil mortos à época).

"Corram, isto é um terremoto!", "Fiquem longe dos edifícios, eles vão cair!", "Os edifícios estão rachando!", foram algumas das manifestações ouvidas pelas ruas, segundo reportagem do jornal mexicano "El Universal".

Grande parte dos moradores abandonou suas casas, e famílias inteiras passaram a noite nas ruas, buscando abrigos mais seguros. Moradores se uniram, se consolaram e compartilharam alimentos.

Com os tremores, bairros inteiros ficaram sem luz, aumentando a apreensão da população.

O terremoto aconteceu às 23h49 locais de quinta-feira (7), à 1h49 desta sexta no horário de Brasília, nas proximidades da cidade de Tonalá, no Estado de Chiapas, a quase 100 km da costa e a uma profundidade de 19 km.

*Com agências internacionais.