Topo

Abrigos para animais na Flórida (EUA) lotam à espera do furacão Irma

Mulher deixa seus cachorros em um abrigo antes da chegada do furacão Irma - Jim Rassol /South Florida Sun-Sentinel/AP
Mulher deixa seus cachorros em um abrigo antes da chegada do furacão Irma Imagem: Jim Rassol /South Florida Sun-Sentinel/AP

Do UOL, em São Paulo

09/09/2017 17h56

Com a expectativa da chegada do furacão Irma ao Estado da Flórida, nos Estados Unidos, cerca de 6,3 milhões de pessoas devem abandonar suas casas. Junto com os moradores, animais também disputavam as vagas dos abrigos disponíveis neste sábado (9).

Em Miami, segundo o jornal "Miami Herald", dois dos três locais que aceitavam receber animais estavam lotados. Quase mil animais estavam sendo cuidados nesses locais. Em um deles, havia a possibilidade de deixar os animais em gaiolas, mas, sem vagas para humanos, os donos tinham de procurar outro abrigo.

Cidade fantasma

Miami parecia uma "cidade fantasma" neste sábado, nas palavras do prefeito da cidade de quase 100 mil habitantes, Phil Levine, que chamou o Irma de "furacão nuclear".

Mais de 54 mil moradores já encontraram refúgio em 320 abrigos criados ao longo da Flórida, afirmou o governador Scott, que fez um apelo de mobilização: "Precisamos de 1.000 enfermeiras voluntárias para ajudar nos abrigos".

Flamingos de mudança

Nos zoológicos da Flórida, alguns animais também estavam sendo removidos para locais mais fechados para enfrentar a chegada do furacão.

9.set.2017 - Flamingos no Zoo Miami , nos EUA, ficam em abrigo temporário à espera do furacão Irma - Wilfredo Lee/AP  - Wilfredo Lee/AP
Flamingos do Zoo Miami ficam em abrigo temporário à espera do furacão
Imagem: Wilfredo Lee/AP

Foi o caso, por exemplo, de flamingos e do guepardo Koda, do Zoo Miami. Segundo nota publicada em uma rede social, porém, o zoológico informou que não iria remover todos os animais, porque o "estresse para eles pode ser mais perigoso do que superar a tempestade". 

Segundo o zoológico, os animais perigosos ficarão em suas jaulas, feitas de metal e concreto, com alimentos e água de reserva.

9.set.2017 - Jennifer Nelson, funcionária do Zoo Miami, nos EUA, leva o guepardo Koda para um abrigo antes da chegada do furacão Irma à Flórida - Wilfredo Lee/AP - Wilfredo Lee/AP
Funcionária do Zoo Miami, nos EUA, leva o guepardo Koda para um abrigo
Imagem: Wilfredo Lee/AP

(Com agências internacionais)