Topo

Fotos de beijo pela grade marcam reencontro de refugiado sírio e filhos após um ano

AP Photo/Petros Karadjias
Imagem: AP Photo/Petros Karadjias

Colaboração para o UOL

11/09/2017 09h59

Um barco com 305 refugiados sírios desembarcou no Chipre no último domingo (10), no que é considerado pelas autoridades locais um número recorde, uma vez que o país nunca havia recebido uma quantidade tão grande de imigrantes em um único dia. A história ainda teve um ponto comovente: após um ano, o sírio Ammar Hammasho pôde, enfim, reencontrar os quatro filhos e a mulher. A foto dele beijando as crianças pela grade virou a imagem marcante do evento.

Em entrevista para a Associated Press, ele disse que sentiu uma mistura de alegria e alívio ao ver a família. Hammasho estava vivendo em Nicosia, capital do Chipre, desde o ano passado, quando fugiu de sua cidade natal, Idlib, após uma bomba ter destruído sua casa e matado um de seus filhos.

Refugiado sírio Ammar Hammasho reencontra os filhos após um ano - AP Photo/Petros Karadjias - AP Photo/Petros Karadjias
Imagem: AP Photo/Petros Karadjias

“A situação na Síria está ficando cada vez pior. Todos os lados (da guerra) estão contando suas próprias mentiras”, afirmou ele.

Sobre o barco que trouxe os refugiados, a polícia cipriota afirmou que prendeu dois homens que estavam envolvidos no caso. O primeiro, de 36 anos, era o piloto do barco, enquanto o segundo, de 29 anos, seria o responsável por conduzir os imigrantes. Ambos devem ser acusados de tráfico de pessoas.

Ao todo, 202 homens, 30 mulheres e 73 crianças estavam a bordo da embarcação que partiu da cidade de Mersin, na Turquia, no sábado (9). Cada um pagou cerca de dois mil dólares para poder fazer a viagem.

Outros 315 imigrantes foram detidos ainda na Turquia, antes de conseguirem fazer a viagem para o Chipre. Segundo as autoridades locais, 94 pessoas estavam em um barco pesqueiro búlgaro, 70 em uma segunda embarcação e outras 151 em um barco vindo da Romênia. Além dos passageiros, três contrabandistas, um turco e dois ucranianos, também foram detidos.

refugiado 1 - AP Photo/Petros Karadjias - AP Photo/Petros Karadjias
Imagem: AP Photo/Petros Karadjias