Topo

Tubarões, demissão de atriz, tiros? Os boatos mais surreais sobre o furacão Irma

Reprodução/Twitter/@astro_paolo
Imagem: Reprodução/Twitter/@astro_paolo

Colaboração para o UOL

12/09/2017 09h23Atualizada em 12/09/2017 11h18

A passagem do Furacão Irma pelos Estados Unidos é um ‘prato cheio’ para as informações desencontradas sobre o assunto pela internet, a ponto de sites de notícias fazerem campanhas contra as "fake news".

Muitos internautas se aproveitam do desespero dos atingidos para disseminar informações falsas. Por isso, veja alguns dos boatos que bombaram nesta passagem do Irma pelo Caribe e pelos EUA, e por que eles acabaram desmentidos:

1. Esta não é a cara do Irma

Montagem Irma 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O Facebook permite que as lives tenham duração máxima de quatro horas. Qualquer coisa acima disso, é falsa. A live “Face do Furacão Irma”, por exemplo, é sobre uma tempestade que aconteceu em 2011. E pior, a imagem acabou sendo usada para dizer que este rosto teria sido visto durante a passagem do furacão.

2. Jennifer Lawrence não foi afastada do X-Men

Montagem Irma 3 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

A informação de que atriz norte-americana teria sido afastada pelo diretor Stan Lee da gravação do novo filme do X-Men por causa de um comentário que fez sobre as mudanças climáticas é falsa. Lawrence deu entrevista ao Channel 4, do Reino Unido, e comentou sobre Donald Trump e as mudanças climáticas. Mas nada que tenha colocado seu emprego em risco.

3. Não existem tubarões no furacão Irma

Montagem Irma 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Geralmente quando acontece a passagem de um furacão, surgem informações de que tubarões passaram a nadar na rua. Tudo mentira. Uma imagem, em específico, circulou no Facebook e teve mais de 60 mil compartilhamentos, com uma manchete em letras garrafais: "Irma agora contém tubarões", sugerindo que os animais teriam sido sugados pelo furacão e estariam voando por aí. Mas uma marca d'água entrega a montagem.

4. Não coloque objetos de valor na máquina de lavar louça

Um post se tornou viral nos Estados Unidos e foi compartilhado um milhão de vezes. A postagem recomenda que as pessoas guardem objetos de valor em suas máquinas de lavar louça, pois ela os manterá secos mesmo com a passagem de um furacão pelo local. Isto não procede. O melhor, é claro, é guardar as coisas em um cofre.

5. Furacão Irma não derrubou um prédio:

 

 

Um vídeo sobre um suposto prédio derrubado pelo furacão nas Ilhas Virgens já tem mais de 50 mil compartilhamentos e dois milhões de visualizações, mas não corresponde à passagem do Furacão Irma. Este vídeo é de uma inundação ocorrida no Tibete em julho deste ano.

6. Irma não foi elevado a categoria 6

Um post em um blog de um político republicano viralizou nos Estados Unidos. A postagem aventava a hipótese de o Furacão Irma ter sido elevado a categoria 6. Mas esta informação não procede, já que a categoria 5 prevê que os furacões que estão nela provocam “danos catastróficos”, deixando inviável a capacidade de algum furacão provocar mais do que isso nos locais por onde passam.

7. Não atirem no furacão

Neste domingo, as autoridades da Flórida, nos Estados Unidos, emitiram um aviso curioso sobre o furacão Irma, que já fez vítimas fatais ao passar pelo Estado: atirar contra a tempestade não vai te deixar mais seguro.