Topo

Ferida no atentado de Las Vegas deixa coma e dá primeiros passos: "Recuperação milagrosa"

Tina Frost (à direita na foto) foi ferida no atentado de Las Vegas - Reprodução/Facebook
Tina Frost (à direita na foto) foi ferida no atentado de Las Vegas Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL

16/10/2017 10h34

Tina Frost tinha tudo para ser a 60ª vítima do atentado do último dia 1º de outubro em Las Vegas. Ela foi uma das pessoas feridas a tiro por Stephen Paddock e era uma das que mais corria risco de morte. Afinal, segundo os médicos, a taxa de mortalidade de pessoas atingidas por disparos a bala no cérebro é de cerca de 90%. Mas Tina não só sobreviveu como já dá seus primeiros passos fora da cama do hospital, apenas duas semanas depois da tragédia.

De acordo com o jornal Las Vegas Review, Tina, que tem 27 anos e é natural de San Diego, na California, acordou do coma induzido na última quinta-feira. No dia seguinte, de acordo com o relato da mãe, Mary Moreland, deu seus primeiros passos. Foram três da cama, até uma cadeira, e outros três para voltar até a cama.

"Ela é uma lutadora e já conseguiu respirar sozinha por algumas horas", revelou a avó, Carlene Printy, em entrevista ao mesmo jornal. Tina, porém, viverá para sempre com sequelas do atentado, que tirou a visão de seu olho direito, atingido pelo tiro.

Responsável por operar Tina e retirar a bala que ficou alojada no seu cérebro, o médico Keith Blum disse que ela teve sorte por ter sobrevivido. Ao penetrar pelo olho, a bala quebrou os ossos frontais do crânio de Tina, o que abriu espaço para que o cérebro, ao inchar, não ficasse comprimido.

"É bastante milagroso que uma lesão que poderia ter tirado a sua vida tenha ajudado, na verdade, a salvá-la", comentou o médico em entrevista ao jornal. Ela não está completamente cega, porque, para surpresa dos médicos, a visão do olho esquerdo se manteve normalmente.

A luta de Tina, porém, ainda está longe da acabar. Ela ainda terá que ser submetida a diversas outras cirurgias, para reconstruir sua face. Além disso, os fragmentos de bala que permanecem no seu cérebro ainda podem levar a maiores complicações.

De acordo com a polícia de Las Vegas, até a última sexta-feira ainda eram 45 pessoas internadas em consequência do atentado do último dia 1º de outubro.