Topo

Incêndios florestais em Portugal deixam pelo menos 27 mortos

Pessoas observam incêndio perto de casas em Obidos, Portugal - Armando Franca/ AP
Pessoas observam incêndio perto de casas em Obidos, Portugal Imagem: Armando Franca/ AP

Do UOL, em São Paulo

16/10/2017 09h11Atualizada em 16/10/2017 09h27

Os incêndios florestais que castigam Portugal desde domingo (15) deixaram pelo menos 27 mortos em várias regiões do país - de acordo com um novo balanço provisório divulgado pela Defesa Civil.

"Podemos confirmar a morte de 27 pessoas nos distritos de Coimbra, Castelo Branco, Viseu e Guarda", situados no centro e no norte do país, disse a porta-voz da Autoridade Nacional de Defesa Civil, Patricia Gaspar, em entrevista para a imprensa em Lisboa.

O primeiro-ministro Antonio Costa declarou "estado de catástrofe" no país, onde durante toda a noite 3.700 bombeiros lutaram para apagar 26 incêndios de grandes proporções

O fogo foi propagado por rajadas de vento de até 90 km/h provocadas pelo furacão Ophelia, que avançava pelo norte da costa espanhola em direção a Irlanda.

As autoridades portuguesas solicitaram ajuda à União Europeia (UE) e ao Marrocos para apoiar os trabalhos de extinção.

Todos os distritos do país se encontram em alerta vermelho por risco de incêndio, medida que será mantida pelo menos até a noite desta segunda-feira.

As altas temperaturas e a escassez de chuvas nas últimas semanas tinham levado às autoridades a prolongar o período crítico de incêndios florestais até o próximo dia 31 de outubro.

Espanha

A região da Galícia, na Espanha, também registrou vários focos de incêndio, com três mortos.

O governador da Galícia, Alberto Núñez Feijóo, afirmou que 15 focos de incêndio estavam ativos no domingo nesta região do noroeste da Espanha e citou uma situação "crítica", com direito a zonas urbanas sob ameaça.

Milhares de bombeiros foram enviados à região e contam com o apoio de soldados e moradores.

De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura deve cair nesta segunda-feira e chuvas devem ajudar os bombeiros a controlar as chamas.