Topo

Pilotos são suspensos por dar rasante em aeroporto em "voo de despedida" na Alemanha

Colaboração para o UOL

20/10/2017 11h36

Dois pilotos da companhia aérea Air Berlin foram suspensos na última quarta-feira após realizarem uma manobra perigosa próximo à torre de controle do aeroporto de Dusseldorf, na Alemanha.

Segundo a NBC, a manobra foi um gesto de despedida para "celebrar" o último voo de longo curso da companhia, que declarou falência. O Airbus 330 decolou de Miami nos Estados Unidos na noite de domingo e pousou na Alemanhã na segunda-feira pela manhã.

Um vídeo postado no YouTube registra o momento em que a aeronave se aproxima e ao invés de realizar o pouso, faz uma manobra ao redor da torre de controle. Alguns funcionários do local aplaudiram o gesto.

Um porta voz da Air Berlin afirmou que as suspensões são procedimento padrão durante uma investigação. “Na aviação, segurança vem em primeiro lugar. Nós estamos levando esse incidente muito a sério. Relatos dos passageiros e inúmeros vídeos no YouTube levaram a questionamentos e especulações, que devem ser respondidos pelos pilotos e funcionários da torre de controle no decorrer das investigações. O incidente está sendo examinado cuidadosamente pela Air Berlin e autoridades competentes. É comum que os membros da tripulação sejam dispensados do serviço até que a investigação seja concluída”, disse em comunicado.

Max Siegmeyer, um dos passageiros, afirmou ao canal ABC que o piloto avisou sobre seu plano de fazer uma manobra ao redor da torre de controle aproximadamente 10 minutos antes do acontecido. Segundo Max, o clima no avião era de espanto.

“Quando ele fez a manobra, acredito que ninguém assustou porque todos sabíamos que ia acontecer. Eu gostei. Acho que todos olharam pela janela e ficaram empolgados. Não é normal o piloto fazer esse tipo de manobra ao pousar. Foi ótimo estar presente naquele momento, o último vôo da Air Berlin”, acrescentou o passageiro.

O Escritório Federal de Aviação da Alemanha confirmou que pediu esclarecimentos à Air Berlin sobre o episódio.

“Uma manobra deste tipo é um procedimento operacional comum, que deve ser dominado pelos pilotos e aplicado quando necessário. Nesse caso, o Escritório Federal de Aviação da Alemanha pediu à Air Berlin que explique sobre a manobra do Airbus 330 em Dusseldorf, já que difere das manobras de pouso normais, portanto requer esclarecimento. O resultado das investigações internas da Air Berlin ainda estão por vir”, declarou a entidade em comunicado.

A Air Berlin, segunda maior companhia aérea da Alemanha, deve encerrar as atividades no final de outubro. A empresa não confirmou quantos passageiros estavam a bordo do avião, que tem capacidade para 290 pessoas.