Topo

Filha de pastor é uma das vítimas de ataque de atirador em igreja do Texas

Do UOL, em São Paulo

05/11/2017 21h54Atualizada em 06/11/2017 14h38

A filha do pastor da igreja do Texas, nos Estados Unidos, onde um homem abriu fogo neste domingo (5) está entre as vítimas do atentado, informou a rede americana ABC. Ela é a primeira pessoa morta no massacre a ser identificada.

Ao menos 26 pessoas morreram, segundo o governador do Texas, Gregg Abbott, e outras 20 ficaram feridas. Cerca de 50 pessoas participavam de um culto, quando um homem armado abriu fogo por volta das 11h30, no horário local (15h30 no horário de Brasília).

Segundo Freeman Martin, um diretor regional do Departamento de Segurança Pública do Texas, as vítimas teriam entre 5 e 72 anos.

Annabelle Renee Pomeroy - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Annabelle Renee Pomeroy tinha 14 anos de idade e foi umas das vítimas de massacre em igreja no Texas
Imagem: Reprodução/Facebook

O atirador morreu após perseguição policial, mas não se sabe ainda se ele foi atingido por policiais ou se matou. O suspeito foi identificado como Devin Patrick Kelley, e tem 26 anos, de acordo com as autoridades que estão acompanhando as investigações. Ele vive em um subúrbio em San Antonio, serviu nas Forças Aéreas e não parece ter ligação com nenhuma organização terrorista.

Annabelle Renee Pomeroy tinha 14 anos de idade e era a filha mais nova do pastor Frank Pomeroy, da Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, pequena comunidade a 48 km de San Antonio, no sul do Texas. A população local é estimada em 400 pessoas, de acordo com autoridades locais.

"Ela era uma criança linda e especial", disse o pastor Frank Pomeroy, que estava no Estado de Oklahoma, no momento do tiroteio.

Primeira Igreja Batista em Sutherland Springs - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
A polícia isolou a área ao redor da Primeira Igreja Batista em Sutherland Springs, no Texas, onde um homem abriu fogo neste domingo (5)
Imagem: Reprodução/Twitter
Em entrevista à ABC News, Pomeroy contou que último domingo afirmou em seu sermão que as pessoas deveriam "se apoiar no Senhor", mesmo quando as circunstâncias não fazem sentido.

"Confie no Senhor com todo o seu coração e não confie, nem se incline, em sua própria compreensão", disse ele. "Você vê o entendimento de Deus é muito maior e pode haver coisas que estão ocorrendo que você não entende, mas você ainda precisa fazer o que Deus está te chamando para fazer".

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que está no Japão, se manifestou sobre o ocorrido por meio de uma mensagem na rede social Twitter.

“Que Deus esteja com o povo de Sutherland Springs, no Texas. O FBI e agentes da lei estão no local do crime. Estou monitorando a situação do Japão”, escreveu.

O governador Abbott também se manifestou pelo Twitter: "Nossas orações estão com todas pessoas machucadas por este ato maligno. Nossos agradecimentos às autoridades pela sua resposta"

A ação de hoje ocorre pouco mais de um mês depois de um homem, identificado como Stephen Paddock, de 64 anos, abrir fogo da janela de um dos quartos do Mandalay Bay, famoso cassino e resort, durante um festival de música country na cidade de Las Vegas. Ao todo, 59 pessoas morreram e outras 500 ficaram feridas.

E acontece dois anos depois que o supremacista branco Dylann Roof entrou em uma igreja historicamente frequentada por fiéis afro-americanos em Charleston, na Carolina do Sul, e matou nove pessoas.