Topo

Polícia afirma que atirador do Texas foi motivado por problemas familiares

05.nov.2017 - Devin Patrick Kelley, atirador que atacou igreja batista no Texas - Reprodução/CBS News
05.nov.2017 - Devin Patrick Kelley, atirador que atacou igreja batista no Texas Imagem: Reprodução/CBS News

Do UOL, em São Paulo

06/11/2017 15h38Atualizada em 06/11/2017 19h32

O autor do tiroteio que deixou 26 mortos no domingo (5) em uma igreja no Texas, Devin Patrick Kelley, foi supostamente motivado por problemas familiares, declarou nesta segunda-feira (6) à imprensa Freeman Martin, chefe da polícia local. "Havia uma desavença naquela família", disse Martin, que acrescentou que a sogra de Kelley frequentava a igreja onde o ataque ocorreu.

Segundo Martin, o ataque "não teve motivação racial e também não está ligado a crenças religiosas. Havia um problema doméstico com seus familiares". De acordo com o chefe da polícia, Kelley sabia que sua sogra frequentava essa igreja e antes do violento ataque enviou a ela mensagens de ameaças.

Kelley, um ex-soldado da Força Aérea dos Estados Unidos, foi condenado por violência doméstica contra sua esposa e filho.

As vítimas do massacre, com idades entre 18 meses de idade e 72 anos, participavam do serviço religioso na Primeira Igreja Batista de Sutherland Springs, uma cidade rural de cerca de 400 habitantes localizada a 50 quilômetros a sudeste de San Antonio.

Atirador mata mais de 20 pessoas em igreja no Texas

UOL Notícias

No domingo às 11h20 locais (15h20 de Brasília), o jovem, vestido totalmente com roupas pretas, abriu fogo em frente à igreja antes de entrar no recinto e continuar atirando, afirmou Freeman Martin, diretor regional do Departamento de Segurança Pública do Texas.

O massacre aconteceu apenas cinco semanas depois do ocorrido em Las Vegas, o ataque a tiros com o maior número de mortos registrado no país, 58 vítimas fatais, retomando - mais uma vez - o debate sobre a legislação do porte de armas nos Estados Unidos.

Aparente suicídio

O atirador foi descrito pelas autoridades como um jovem branco que aparentemente se suicidou quando fugia em seu carro e enquanto era perseguido por dois cidadãos. "Acreditamos que ele tenha uma ferida autoinfligida por arma de fogo", disse o xerife Joe Tackitt à emissora CBS.

As autoridades encontraram Kelley morto em seu carro, que bateu durante a perseguição. Várias armas foram encontradas em seu veículo, que foi periciado por especialistas em explosivos.

"A tragédia é maior por ter acontecido em uma igreja, um lugar de adoração", declarou o governador do Texas, Greg Abbott, alertando que o número de vítimas poderia aumentar. (Com agências internacionais)