Topo

Pela primeira vez nos EUA, candidata transexual é eleita para o Legislativo

Danica Roem, candidata transgênero que foi eleita na Virgínia, EUA - AFP
Danica Roem, candidata transgênero que foi eleita na Virgínia, EUA Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2017 08h14

A candidata democrata Danica Roem se tornou nesta terça-feira (7) a primeira transexual a ser eleita legisladora nos Estados Unidos, para a Assembleia do Estado da Virgínia.

Segundo resultados praticamente definitivos, Roem, 33 anos, obteve 55% dos votos, derrotando o representante republicano em final de mandato Robert Marshall, um conservador oposto ao reconhecimento dos direitos da comunidade LGBT e que se negava a tratar sua adversária como uma mulher.

Marshall ocupava uma cadeira na Assembleia há 26 anos.

Danica Roem será a primeira pessoa transgênero a ocupar uma cadeira em assembleia legislativa nos EUA, representando um pequeno distrito próximo à cidade de Manassas.

Victory Fund, organização que financia candidaturas LGBT, confirmou que a jovem será a primeira pessoa trans em uma Assembleia nos 50 Estados da União.

A ex-jornalista Danica Roem diz que não está entrando na política para ser um símbolo LGBT - AFP - AFP
A ex-jornalista Danica Roem diz que não está entrando na política para ser um símbolo LGBT
Imagem: AFP

Roem, uma ex-jornalista, evitou trazer para a campanha a questão LGBT e apresentou uma plataforma voltada para questões locais, como os problemas de trânsito em seu distrito.

"Apenas um punhado de pessoas disse (...) que não votaria em mim porque sou trans", revelou Roem à AFP em outubro.

Danica nasceu lá há 33 anos, mas foi registrada como Dan.

"Estou concorrendo para representar o lugar onde passei toda a minha vida", disse em uma entrevista em outrubro. "Nasci aqui, cresci aqui, trabalhei aqui".

A ex-jornalista enfatizou que não está entrando na política para ser um símbolo LGBT em um governo em que, recentemente, o presidente Donad Trump baniu os transgêneros dos serviços militares.

Ao contrário, pretende lidar com questões municipais usando o conhecimento que acumulou durante quase uma década cobrindo notícias locais para o jornal "Gainesville Times".

Durante esse período, Danica entrevistou repetidas vezes o delegado republicano de longa data Bob Marshall --que se tornou seu oponente depois de vencer a nomeação dos democratas para o 13º distrito.

Danica ocupará por dois anos o cargo na Assembleia estadual.

Entusiasta da "hot yoga" e vocalista de uma banda de heavy metal, Roem fez uma campanha com um slogan simples: "Melhorem a Rota 28 já". A Rota 28 é principal rodovia local.

"Se formos capazes de retirar mais sinais de trânsito, então teremos um fluxo mais livre", disse.

Tendo viajado pela Europa para ir a festivais de rock, Roem se impressionou com o planejamento das cidades do Velho Continente, e espera promover um sistema de transporte similar em sua própria cidade.

Em seu escritório de campanha há uma foto sua tocando uma guitarra Dean Warbird ML-X, e ela explica que toca uma "combinação de 'trash metal' e 'death metal' melódico".

"Sou a vocalista", diz. "Não gosto de dizer cantora, porque cantora é para pessoas que cantam bem". "Tenho um microfone e grito nele", conta. (Com informações da AFP)