Topo

Presidente Mugabe renuncia no Zimbábue após quase quatro décadas no poder

Quem é quem na disputa pelo poder no Zimbábue?

UOL Notícias

Do UOL, em São Paulo

21/11/2017 13h56Atualizada em 21/11/2017 17h33

Robert Mugabe renunciou como presidente do Zimbábue, disse um porta-voz do Parlamento nesta terça-feira (21), colocando fim aos seus 37 anos no poder. O político de 93 anos tentava se manter no posto há uma semana, desde que o Exército assumiu o controle e ele foi expulso de seu próprio partido, o ZANU-PF, que também cobrava sua renúncia.

mugabe - Jekesai Njikizana/AFP - Jekesai Njikizana/AFP
Imagem: Jekesai Njikizana/AFP

O anúncio de sua demissão aconteceu enquanto os deputados e senadores debatiam em congresso uma moção de impeachment. A saída de Mugabe foi imediatamente comemorada por um ensurdecedor concerto de buzinas na capital Harare.

"Eu, Robert Gabriel Mugabe (...) apresento formalmente a minha renúncia à presidência da República do Zimbábue com efeito imediato", disse o presidente da Assembleia Nacional, Jacob Mudenda, ao ler, sob aplausos, a carta de demissão do chefe de Estado. "Escolhi me demitir voluntariamente (...) Esta decisão foi motivada por (...) meu desejo de assegurar uma transferência de poder tranquila, pacífica e não violenta", afirma Mugabe em sua carta.

21.nov.2017 - População comemora queda de Robert Mugabe, ditador do Zimbábue, em Harare - REUTERS/Mike Hutchings  - REUTERS/Mike Hutchings
População comemora queda de Robert Mugabe em Harare
Imagem: REUTERS/Mike Hutchings

Com a saída de Mugabe, o  ex-vice-presidente Emmerson Mnangagwa, conhecido como "crocodilo", deve assumir na quinta-feira. Mnangagwa, 75, foi destituído em 6 de novembro, por iniciativa da primeira-dama, Grace Mugabe, com quem competia para suceder o presidente, de 93 anos.

Veja também
De libertador a tirano: a trajetória de Robert Mugabe em 37 anos de ditadura

A origem da queda repentina de Mugabe está na rivalidade existente entre membros da elite governista do país para decidir quem o sucederá, e não em protestos populares contra seu governo.

grace - Jekesai Njikizana/AFP - Jekesai Njikizana/AFP
Robert e Grace Mugabe se casaram em 1996 e têm três filhos; ela era datilógrafa do presidente
Imagem: Jekesai Njikizana/AFP

Crise política

O Exército assumiu o poder depois que Mugabe demitiu Mnangagwa, favorito do ZANU-PF para sucedê-lo, para abrir caminho à sua mulher, Grace, para a Presidência. A primeira-dama de 52 anos era chamada por seus críticos de "Gucci Grace" devido a seu suposto apego por itens de luxo.

Mugabe era o chefe de Estado mais velho do mundo, um dos mais longevos da África e governou o Zimbábue desde 1980 –como premiê até 1987 e no cargo de residente desde então.

Embora seja fortemente criticado por violações de direitos humanos, para muitos ele é um herói da luta da independência do país contra o Reino Unido e um provedor de estabilidade, mesmo que a outrora próspera economia tenha se desintegrado sob suas políticas financeiras atuais.

Mais cedo, o ex-vice-presidente do Zimbábue uniu-se aos pedidos de renúncia imediata do presidente, ao mesmo tempo em que os veteranos da guerra de independência convocaram protestos.

Mapa, Zimbábue, Harare - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL