Topo

Incêndios florestais que atingem a Califórnia fazem sua primeira vítima fatal

Do UOL, em São Paulo

09/12/2017 01h24

Autoridades confirmaram nesta sexta-feira (8) a morte de uma mulher de 70 anos que fugia de um dos seis incêndios florestais que atingem o Estado da Califórnia desde segunda-feira (4) e ameaçam milhares de pessoas e suas casas. 

A agência Associated Press informa que, segundo o médico legista do condado de Ventura, um dos mais atingidos pelas chamas, a idosa morreu na noite da quarta-feira (6) com a colisão do carro em que estava, em uma rota de evacuação.

Trata-se de Virginia Pesola, moradora da cidade de Santa Paula, que teria morrido em decorrência de uma lesão interna, da inalação de fumaça e queimaduras. É a primeira morte ligada aos incêndios.

5.dez.2017 - Incêndio nas proximidades da cidade de Santa Paula, no condado de Ventura, na Califórnia. Millhares de bombeiros trabalham na localidade no combate às chamas - Kyle Grillot/AFP Photo - Kyle Grillot/AFP Photo
Incêndio nas proximidades da cidade de Santa Paula, no condado de Ventura, na Califórnia
Imagem: Kyle Grillot/AFP Photo
Os fortes ventos que alimentam os incêndios ainda fora de controle no sul da Califórnia e que forçaram a evacuação de centenas de milhares de pessoas abriram novos focos perto da cidade americana de San Diego.

Desde que teve início no condado de Ventura, uma hora a noroeste de Los Angeles, o chamado incêndio Thomas já devastou 53.400 hectares, uma área correspondente a três vezes o tamanho da capital americana, Washington DC, e só está contido em 10%.

Os bombeiros lutam dia e noite sob uma espessa nuvem de fumaça preta para combater as chamas em seis frentes, que destruíram centenas de imóveis, inclusive mansões que valem milhões de dólares.

Com rajadas de até 100 km/h, os fortes ventos de Santa Ana geraram para esta sexta-feira um "risco extremo de incêndios", advertiram as autoridades. O alerta vermelho foi ampliado para o restante do fim de semana.

Mais de 250 km ao sul, o incêndio Lilac crescia em ritmo alarmante, depois de já ter arrasado 1.600 hectares desde que começou na quinta-feira pela manhã, forçando uma onda de evacuações.

7.dez.2017 - Bombeiro trabalha na extinção do incêndio florestal na região californiana de Bonsall - Mike Blake/Reuters - Mike Blake/Reuters
Bombeiro trabalha na extinção do incêndio florestal na região californiana de Bonsall
Imagem: Mike Blake/Reuters
Em Los Angeles, a segunda cidade mais populosa dos Estados Unidos, os bombeiros puderam controlar em parte o incêndio Skirball, que avançou no exclusivo bairro de Bel-Air, onde várias celebridades têm propriedades.

A cena foi apocalíptica, com luxuosas mansões destruídas pelas chamas. O magnata dos meios de comunicação Rupert Murdoch tem ali uma vinha de 30 milhões de dólares, a Moraga Bel Air Winery, que até agora não reportou maiores danos.

Os outros incêndios na metrópole californiana continuam avançando: o Rye consumiu 2.400 hectares e está 35% contido; e o Creek, o maior e mais perigoso da região, se estende por 6.000 hectares e já devastou 60 imóveis, a metade casas de família.

O incêndio Liberty no condado de Riverside, ao leste de Los Angeles, consumiu 120 hectares e está contido em apenas 5%.

7.dez.2017 - Casa é atingida por chamas de incêndio florestal na cidade de Ojai, na Califórnia - Mario Tama/Getty Images - Mario Tama/Getty Images
Casa é atingida por chamas de incêndio florestal na cidade de Ojai, na Califórnia
Imagem: Mario Tama/Getty Images
Ventos "épicos"

O prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, disse nesta quinta-feira que serão suspensas em breve as ordens de evacuação em algumas regiões, embora ainda sejam mantidas para dezenas de milhares de moradores na região metropolitana.

A prestigiosa universidade UCLA retomou suas atividades nesta sexta-feira, assim como o aclamado museu de arte Getty.

O governador da Califórnia, Jerry Brown, declarou estado de emergência nos condados de Santa Bárbara, San Diego, Los Angeles e Ventura, assim como o presidente Donald Trump, que autorizou o uso de recursos federais para que "ajudem a aliviar a adversidade e o sofrimento que esta emergência causou a população".

O Pentágono anunciou que a Guarda Nacional da Califórnia deslocará 65 soldados para apoiar os esforços dos bombeiros.

Os prognósticos meteorológicos mostraram que os ventos - considerados na quinta-feira pelas autoridades como "épicos", com velocidades de até 128 km/h - diminuíram de intensidades à noite, mas que podem voltar a ganhar força à tarde.

O corpo de bombeiros da Califórnia (Cal Fire) pediu para os moradores que se preparem para evacuar as zonas afetadas a qualquer momento.

"Com ventos previstos e condições secas, é vital que estejam prontos para escapar!", escreveu o serviço no Twitter.

O ano de 2017 tem sido o mais letal no que diz respeito a incêndios na região: mais de 40 pessoas morreram em mais de uma dezena de incêndios que devastaram uma zona de vinhedos na Califórnia em outubro. (Com a agência AFP)