Topo

Terremoto deixa mortos na Indonésia

Homem limpa destroços de casa destruída por terremoto em Java, Indonésia - Adeng Bustomi/ Antara Foto via Reuters
Homem limpa destroços de casa destruída por terremoto em Java, Indonésia Imagem: Adeng Bustomi/ Antara Foto via Reuters

Do UOL, em São Paulo

16/12/2017 09h06

Pelo menos três pessoas morreram em um terremoto de magnitude 6,5 registrado na noite de sexta-feira (15) em Java, a principal ilha da Indonésia.

As vítimas, todas elas indonésias, são duas mulheres de 80 e 34 anos e um homem de 60, segundo o diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho, em um comunicado.

Ao menos outras sete pessoas ficaram feridas.

O tremor ocorreu a uma profundidade de 91 quilômetros e a menos de um quilômetro da cidade costeira de Cipatujah, segundo o instituto geológico americano, o USGS.

O terremoto, registrado antes de meia-noite (15h de Brasília), foi sentido na capital do país, Jacarta, situada a 300 quilômetros do epicentro, assim como em outras cidades de Java.

O tremor balançou prédios por segundos na capital, Jacarta.

Java, a ilha mais densamente povoada da Indonésia, é lar de mais da metade de seus 250 milhões de habitantes.

Vários edifícios desabaram ou sofreram pequenos danos por causa do terremoto, segundo Nugroho.

As autoridades começaram a distribuir ajuda aos afetados, enquanto os deslocados se preparam para passar a noite em casas de familiares ou amigos, colégios e outros centros habilitados pelo governo ou em barracas.

A Indonésia está localizada sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, na qual cada ano são registrados cerca de 7 mil terremotos.

Em 2004, um forte tremor no norte da ilha de Sumatra gerou um tsunami que matou 230 mil pessoas em 12 países banhados pelo oceano Índico, a grande maioria delas na Indonésia.