Topo

Bombeiros usam helicóptero para salvar moradores na Califórnia; deslizamentos matam 15

Do UOL, em São Paulo

10/01/2018 10h50Atualizada em 11/01/2018 00h49

Os deslizamentos de lama e rochas que afetaram a Califórnia na terça-feira (9) obrigaram os serviços de emergência a usar helicópteros e cães de busca para resgatar moradores ilhados.

Dezenas de pessoas estavam ilhadas em meio a destroços cobertos de lama em uma área normalmente intacta na costa da Califórnia, entre o oceano Pacífico e a floresta nacional Los Padres, cerca de 177 km ao norte de Los Angeles.

A tempestade que motivou os deslizamentos e inundações acabou na própria terça-feira, mas o resgate continua nesta quarta (10).

Os deslizamentos mataram ao menos 15 pessoas na região de Santa Barbara, em uma área que já havia sido devastada por uma série de incêndios florestais que destruíram a vegetação dos morros no mês passado.

Na região nobre de Montecito, 160 km ao norte de Los Angeles, as imagens mostraram casas destruídas por deslizamentos, ruas bloqueadas e cobertas de lama. Carros flutuaram ao lado de escombros e galhos de árvore, enquanto outros ficaram enterrados na lama.

Uma menina de 14 anos foi resgatada coberta de barro e presa em sua casa. Ela foi encontrada por um dos cães socorristas que buscam possíveis vítimas.

Além das casas danificadas, trechos da importante rodovia 101, que liga a Califórnia de norte a sul na zona costeira e serve como uma das alternativas no trajeto de Los Angeles a San Francisco, foram bloqueados.

Os primeiros deslizamentos foram registrados de madrugada, provocando uma explosão no sistema de abastecimento de gás.

As vítimas morreram na madrugada pela inundação. O nível da água chegava na cintura, segundo os bombeiros de Santa Bárbara.

"Trem descendo o morro"

Fortes tempestades atingiram a região na madrugada de terça, depois que milhares de moradores do distrito de Santa Barbara foram convocados a se retirar ou a deixar a área voluntariamente, alguns pela segunda vez desde dezembro.

Entretanto, apenas entre 10% e 15% dos moradores cumpriram as ordens obrigatórias, disse uma porta-voz do Departamento de Incêndios do distrito de Santa Barbara.

O número de mortes pode aumentar, uma vez que as equipes de resgate ainda reviram dezenas de casas danificadas e derrubadas em busca de sobreviventes.

Imagens divulgadas pelos bombeiros mostraram o nível de destruição em Montecito. "Parecia um trem descendo o morro", disse ao canal ABC John Livergood, morador da região. "Era possível ouvir as rochas descendo, a casa tremia". "Fiquei em pânico", contou Maureen Claffey, ao ver lama na calçada.

O condado de Santa Bárbara e seu vizinho Ventura foram arrasados no mês passado por Thomas, o maior incêndio na história da Califórnia, que afetou 1.140 km2, com mais de mil imóveis destruídos.

Em sua passagem, as chamas acabaram com as vegetações das montanhas necessárias para frear as correntes de água, o que fez com que esse terreno seja agora mais suscetível às inundações.