Topo

Lixeiros turcos montam biblioteca com livros encontrados no lixo

Lixeiros turcos mostram livros que seriam jogados fora e hoje estão em biblioteca - Divulgação/Municipalidade de Çankaya
Lixeiros turcos mostram livros que seriam jogados fora e hoje estão em biblioteca Imagem: Divulgação/Municipalidade de Çankaya

Do UOL, em São Paulo

19/01/2018 13h26

Coletores de lixo, de Ancara, capital da Turquia, abriram uma biblioteca pública somente com livros que foram jogados fora. 

A biblioteca foi montada no distrito de Çankaya quando os coletores passaram a guardar os livros que encontravam no lixo. 

Durante meses, conforme os trabalhadores iam recolhendo os livros abandonados com o objetivo de montar a biblioteca, moradores ficaram sabendo do projeto e passaram a fazer doações. 

A ideia inicial era que somente funcionários da empresa de coleta de lixo e seus familiares pudessem usar os livros. No entanto, a coleção aumentou e a biblioteca abriu ao público em geral em setembro do ano passado, com o apoio da Prefeitura da cidade.

Veja também:

"De um lado, existiam aqueles que abandonavam os livros nas ruas. De outro, havia pessoas que estavam procurando esses livros", disse o prefeito de Çankaya, Alper Tasdelen, à CNN.

A biblioteca já conta com mais de 6.000 livros de todos os gêneros. O local também abriga uma seção de quadrinhos e de pesquisas científicas. Além disso, há a disponibilidade e livros em inglês e francês. 

O prédio onde fica a biblioteca era uma antiga fábrica de tijolos, com longos corredores. 

Os clientes podem pegar os livros por até duas semanas. Além da biblioteca, escolas, programas educacionais e até prisões estão recebendo os livros que iriam para o lixo. (Com agências internacionais)