Topo

Treinador morre após agir como 'escudo' e proteger alunos de tiros em escola na Flórida

Do UOL, em São Paulo

15/02/2018 10h33Atualizada em 15/02/2018 12h41

O ataque de um atirador que deixou 17 mortos e 14 feridos em uma escola na cidade de Parkland, na Flórida (EUA), na última quarta-feira (14), poderia ter deixado ainda mais vítimas se não fosse a ação do treinador do time de futebol americano do colégio.

Segundo relatos de várias testemunhas, Aaron Feis se colocou na frente dos alunos como um escudo para protegê-los dos tiros. Sua morte foi confirmada na manhã desta quinta-feira pelo time de futebol americano do colégio, o MS Douglas Football, conhecido como Eagles. 

"É com grande tristeza que nossa família do futebol soube da morte de Aaron Feis. Ele era nosso técnico-assistente e segurança. De forma altruísta, ele se colocou como um escudo para proteger os alunos do atirador, enquanto era atingidido. Ele morreu como herói e estará para sempre em nossos corações e memórias."

Veja também:

De acordo com o relato de um outro treinador da escola, Willis May, Feis usou o rádio comunicador para perguntar de onde vinha o barulho de bombinhas. Quando percebeu que o som, na verdade, era de tiros, ele saiu correndo na direção dos estudantes.

Feis se formou na escola Marjory Stoneman Douglas e voltou ao colégio em 2002 para treinar o time de futebol americano. Havia oito anos que ele também trabalhava como segurança. Segundo Andrew Hoffmann, um também ex-aluno que era técnico dos times de natação e polo aquático da escola, disse que Feis levava seu trabalho de proteger os alunos à sério.

"Ele era muito dedicado à segurança da escola durante o dia", contou ao jornal Miami Herald, antes da confirmação da morte de Feis.

IMAGENS FORTES: Alunos registram tiros dentro de escola na Flórida

UOL Notícias

Hoffmann descreveu o colega de trabalho como sendo "uma pessoa quieta" com um grande senso de humor.

No Instagram, sua ex-aluna Angelica Losada deixou uma homenagem ao professor, ainda sem saber se ele foi confirmado como uma das vítimas.

"Este, senhoras e senhores, é o rosto de um herói. O treinador Aaron Feis se feriu ao proteger um estudante durante o tiroteio na Marjory Stoneman Douglas High School. E, segundo as últimas notícias, ele está em estado grave. Ele é amigo de todos os alunos que o conhecem. Sempre foi muito amável comigo quando estudei lá e é próximo do meu irmão e de seus amigos. Por favor, rezem pela cura dele."

A estudante Taylor Perrone publicou, no Twitter, uma foto ao lado do técnico. "Achei agora essa foto com o melhor segurança e técnico que existe. Descanse em paz, Feis."

O autor

O atirador que matou as 17 pessoas na escola Marjory Stoneman Douglas foi identificado como sendo Nikolas Cruz, um ex-aluno de 19 anos. Ele foi preso pela polícia. Segundo o xerife Scott Israel, 12 vítimas morreram no local, três do lado de fora do colégio e duas no hospital.

14.fev.2018 - Nikolas Cruz, preso após matar 17 pessoas em uma escola na Flórida - Broward County Jail via AP - Broward County Jail via AP
Atirador está na prisão do condado de Broward
Imagem: Broward County Jail via AP

Israel também contou que o atirador carregava um rifle AR-15 e diversas munições. Ele havia sido expulso da escola por razões disciplinares, mas não foram divulgados detalhes de sua expulsão. "Algumas das coisas que vimos em suas redes sociais são bastante perturbadoras", disse Israel.

O ataque aconteceu em Parkland, a 55 km de Miami. Os tiros começaram por volta das 14h30 (hora local), horário de saída dos estudantes da escola de ensino médio Marjory Stoneman Douglas.

Os alunos pensaram que o incidente seria uma segunda simulação de incêndio, já que a escola tinha realizado um teste mais cedo.

Este foi o 18º incidente com tiros em uma escola dos EUA em 2018, de acordo com o grupo de controle de armas Everytown for Gun Safety. Esse número inclui suicídios e incidentes quando ninguém foi ferido, bem como o incidente de janeiro, quando um jovem armado de 15 anos matou dois estudantes em uma escola secundária de Benton, no Kentucky.

*(Com agências de notícias)