Topo

Avó entrega neto à polícia após ler plano de ataque a escola nos EUA em diário

Jovem estaria com planos avançados para fazer ataque em sua escola, Aces High School - Divulgação
Jovem estaria com planos avançados para fazer ataque em sua escola, Aces High School Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL

16/02/2018 15h09

Uma senhora de Washington, nos Estados Unidos, denunciou seu próprio neto à polícia, dizendo que ele estava se preparando para atacar uma escola. O adolescente foi preso na última quarta-feira (14), no mesmo dia em que outro jovem matou 17 pessoas após tiroteio em uma escola na Flórida.

Segundo a ligação para o serviço de emergência, Catherine O’Connor revelou que o neto tinha planos avançados para realizar um tiroteio em sua escola, a Aces High School. “O que eu estou reportando é o que li no diário de meu neto. Ele planeja fazer um grande tiroteio em uma das escolas”, afirmou a avó. Ela decidiu alertar as autoridades após ler o diário e encontrar um rifle escondido em uma capa de guitarra em sua casa.

Leia também

“Eu preciso fazer esse tiroteio infame. Tenho que fazer o maior número de vítimas fatais possível, preciso fazer essa contagem. Estou aprendendo com os erros dos outros atiradores para que não os cometa. Estou me preparando para o tiroteio na escola. Mal posso esperar. Minha mira está ficando melhor. Mal posso esperar para entrar na sala de aula e explodir todo mundo”, dizem algumas passagens do diário do jovem de 18 anos, cuja identidade não foi revelada pela polícia.

O diário ainda revelou que o garoto pretendia atacar mais de uma escola, além de usar bombas caseiras. A polícia prendeu o suspeito na última quarta-feira. Segundo os registros das autoridades, o jovem estava portando maconha e uma faca. Ele foi acusado de agressão em terceiro grau por chutar um dos policiais durante a prisão.

O jovem está detido sob fiança de 5 milhões de dólares (aproximadamente 15 milhões de reais) e a polícia continua a investigação por tentativa de assassinato com base no seu diário.

Autor de ataque na Flórida não foi investigado pelo FBI

Segundo a agência de notícias "Associated Press", em setembro de 2017, o caçador de recompensas norte-americano Ben Bennight tentou alertar o FBI sobre um possível ataque escolar após ler o comentário em um de seus vídeos de um garoto dizendo que iria se tornar um atirador de escola profissional. O texto era assinado por Nikolas Cruz, mesmo nome do responsável pelo atentado na Flórida da última quarta-feira.

Bennight revelou que após fazer a denúncia, recebeu a visita de dois agentes, questionando se ele teria mais informações sobre o suspeito, o que ele negou. Segundo o agente especial Robert Lesky, o FBI não conseguiu identificar quem tinha feito a declaração.

O agente Lesky também afirmou que os responsáveis por apurar a denúncia procuraram o nome do suspeito em bancos de dados públicos e na internet, mas nada de preocupante foi encontrado, e o caso foi deixado de lado, e nem a polícia local foi avisada.

A maneira como a denúncia foi conduzida gerou polêmica e dividiu opiniões. O FBI decidiu fazer uma extensa revisão do caso para verificar se erros foram cometidos, disse um representante à agência "Reuters".

IMAGENS FORTES: Alunos registram tiros dentro de escola na Flórida

UOL Notícias