Topo

Onde pode acontecer o encontro histórico de Kim Jong-un e Donald Trump?

Presidente Donald Trump aceita convite de Kim Jong-un para um encontro em maio - AFP/KCNA VIA KNS
Presidente Donald Trump aceita convite de Kim Jong-un para um encontro em maio Imagem: AFP/KCNA VIA KNS

Do UOL, em São Paulo

09/03/2018 19h28

Na noite da última quinta-feira (8), o chefe do Escritório de Segurança Nacional da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, em um pronunciamento direto da Casa Branca, anunciou que o presidente Donald Trump aceitou um convite histórico da Coreia do Norte para se encontrar com o líder Kim Jong-un.

Ainda não se sabe muita coisa sobre o possível encontro, além de que a previsão é de que aconteça em maio. Contudo, especialistas já debatem quais os possíveis temas de discussão e, principalmente, onde os dois líderes se encontrarão.

Se acontecer, esta será a primeira vez que um presidente dos EUA se encontrará com um líder norte-coreano na história — Bill Clinton chegou a se encontrar com o pai de Kim Jong-un, Kim Jong-il, em 2009, mas ele já havia deixado o poder.

Kim Jon-Un deve propor que o presidente norte-americano conheça a Pyongyang - Ed Jones/AFP - Ed Jones/AFP
Kim Jon-Un deve propor que o presidente norte-americano conheça a Pyongyang
Imagem: Ed Jones/AFP

Os Estados Unidos certamente vão preferir que o encontro aconteça em seu território, em Washington, enquanto a Coreia do Norte deve pedir que Trump visite a capital Pyongyang.

Apesar de nenhum presidente norte-americano ter visitado a Coreia do Norte, Trump pode se dispor a fazê-lo, segundo Hong Min, analista do sul-coreano do Instituto Nacional pela Unificação entrevistado pela agência de notícias AP. Segundo o especialista, visitar a Coreia é uma ação que estaria de acordo com a postura forte de liderança que o presidente norte-americano tem adotado.

Além disso, é difícil imaginar que Kim viaje até Washington, já que ele é um líder com bem menos experiência diplomática. Desde 2011, quando assumiu o poder, nunca se encontrou pessoalmente com outro líder de nação. Seu primeiro encontro diplomático será em abril com Moon Jae-in, presidente da Coreia do Sul.

Leia também:

O encontro com Moon, contudo, pode dar pistas de como os EUA e a Coreia do Norte podem resolver o impasse da localidade. Já foi estabelecido que os líderes norte e sul-coreanos se encontrarão na Zona Desmilitarizada, que fica na vila de Panmunjom, entre as duas Coreias.

Frank Aum, especialista em Coreia do Norte do Instituto da Paz de Washington, acredita que Panmunjom seja a melhor opção para o presidente norte-americano e o líder norte-coreano.

21.fev.2018 - Soldados norte-coreanos caminham ao lado da estrada que leva ao lado norte-coreano da vila de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias - Ed Jones/AFP - Ed Jones/AFP
Estrada que leva ao lado norte-coreano da vila de Panmunjom, na Zona Desmilitarizada entre as duas Coreias
Imagem: Ed Jones/AFP

“Kim nunca deixou o país, até onde eu sei, desde que assumiu o poder, então não imagino que o encontro aconteça em um país estrangeiro como a Coreia do Sul, China ou Estados Unidos. Ao mesmo tempo, é difícil imaginar que os EUA darão o prestígio de uma visita de Donald Trump a Pyongyang”, disse o especialista em uma entrevista ao jornal britânico "The Guardian".

Para Christopher Hill, antigo embaixador dos EUA na Coreia do Norte, seria melhor se o presidente Donald Trump não fosse a Pyongyang e também não convidasse Kim Jong-un a Washington.

O mais próximo que os EUA já chegaram de uma visita diplomática à Coreia do Norte foi em 2000, quando a secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright viajou até Pyongyang para negociar um encontro entre Bill Clinton e Kim Jong-il, pai de Kim Jong-un. Na época, no entanto, os arranjos não foram resolvidos a tempo e George W. Bush assumiu a presidência.

23.out.2000 - Antigo líder norte-coreano Kim Jong-il cumprimenta a secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright em Pyongyang - David Guttenfelder/AP - David Guttenfelder/AP
Antigo líder norte-coreano Kim Jong-il cumprimenta a secretária de Estado norte-americana Madeleine Albright em Pyongyang
Imagem: David Guttenfelder/AP

Outros encontros tensos

No passado, os EUA usaram soluções criativas, como contou Hill em uma entrevista ao canal de televisão norte-americano MSNBC. Em 1989, quando George Bush pai se encontrou com o líder soviético Mikhail Gorbachev, a reunião aconteceu em um navio soviético ancorado no porto de Malta.

“Eu acho que ninguém pensou nisso ainda, mas tenho certeza de que eles vão pensar em algo que funcione para os dois lados. Falando nisso, não acho que o encontro será na China, pois penso que os norte-coreanos querem mostrar que conseguem lidar com os EUA sem intermédio chinês”, disse o embaixador norte-americano à MSNBC.

6.abril.2017 - Presidente Donald Trump recebe o presidente chinês Xi Jingping em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida - Jim Watson/AFP - Jim Watson/AFP
6.abril.2017 - Presidente Donald Trump recebe o presidente chinês Xi Jingping em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida
Imagem: Jim Watson/AFP

Outras localidades mais neutras incluem o Japão, a Coreia do Sul, a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Genebra ou em Nova York.

Há quem aposte em um lugar ainda mais improvável: a propriedade em Mar-a-Lago de Trump na Flórida, onde o presidente recebeu líderes como o presidente Xi Jinping da China. 

(Com informações da agência AP)