Topo

Primeira-ministra britânica diz que é "muito provável" que a Rússia tenha envenenado ex-espião

12.mar.2018 - Primeira-ministra Theresa May fala no Parlamento britânico sobre envenenamento de ex-espião - PA via AP
12.mar.2018 - Primeira-ministra Theresa May fala no Parlamento britânico sobre envenenamento de ex-espião Imagem: PA via AP

Do UOL, em São Paulo

12/03/2018 16h06

Nesta segunda-feira (12), a primeira-ministra britânica Theresa May disse, em discurso para o Parlamento, que muito provavelmente a Rússia é a responsável pelo envenenamento do ex-espião russo que morava no Reino Unido.

Sergei Skripal, um antigo militar da inteligência russa que espionou o país para o Reino Unido, foi exposto a um veneno que atinge o sistema nervoso. 

A chefe do governo britânico disse na Câmara dos Comuns que a substância utilizada nesse ataque é de natureza "militar" e foi fabricada no passado pela Rússia, que ainda pode ter a capacidade de produzi-la.

Durante sua fala, a primeira-ministra também pediu que o embaixador russo no Reino Unido explique até terça-feira como o veneno chegou a Salisbury, uma cidade inglesa na qual Skiripal vivia com sua filha, também envenenada.

Se Moscou for realmente culpada, May diz que o seu governo vai considerar o ato como um “uso ilegal de força” por parte da Rússia.

Rússia nega

Em uma entrevista para uma repórter britânica na Rússia, Vladimir Putin disse que o Reino Unido deveria primeiro descobrir o que aconteceu com o ex-espião Sergei Skripal antes de acusar a Rússia de envenenamento.

Oficialmente, o Kremlin também negou as acusações de que estava por trás do envenenamento do ex-espião e de sua filha.

Dmitry Peskov, porta-voz do presidente Putin, disse a repórteres que Skripal trabalhava para a inteligência britânica e que foi envenenado em solo britânico, por isso o incidente “não tem nada a ver com a Rússia, deixe a nossa liderança em paz”.

Ex-espião

Skripal, de 66 anos, é um antigo militar russo que foi condenado por espionagem na Rússia, de onde trabalhava para a Inglaterra. Ele foi libertado da prisão em uma troca com espiões russos capturados nos Estados Unidos.

Após o ataque com o agente nervoso no dia 4 de março, ele e sua filha estão em estado crítico. Até agora, autoridades não disseram qual foi o agente nervoso usado. 

(com agências internacionais)