Topo

Trump liga para secretário horas após demiti-lo via Twitter

JIM WATSON/AFP
Imagem: JIM WATSON/AFP

Do UOL, em São Paulo

13/03/2018 15h39

O presidente Donald Trump ligou para o agora ex-secretário de Estado, Rex Tillerson, horas após o ter demitido via Twitter. Falando da Força Aérea 1 enquanto voava para a Califórnia, Trump teria conversado com o secretário sobre a transição do posto. 

A informação foi dada pelo próprio Tillerson durante um pronunciamento oficial feito no Departamento de Estado nesta tarde, no qual não respondeu a perguntas da imprensa.

No pronunciamento, Tillerson defendeu seu trabalho à frente da secretária de Estado, chamando atenção para a ação de "pressão máxima sobre a Coreia do Norte", o "progresso no Afeganistão" e a "campanha contra o Estado Islâmico, na Síria". 

Ele também explicou que oficialmente ficará no cargo até o dia 31 de março, no entanto, a partir desta terça (13), delegará todas as suas responsabilidades para o interino John Sullivan.

A partir de abril, o atual diretor da CIA, Mike Pompeo, assume o posto de secretário de Estado. Até lá, seu nome precisa ser aprovado por uma comissão do Senado.