Topo

Bomba no Texas deixa dois feridos; polícia suspeita de ataques em série

19.mar.2018 - Policias trabalham no local da explosão que aconteceu no dia 18 em Austin, Texas - Eric Gay/AP
19.mar.2018 - Policias trabalham no local da explosão que aconteceu no dia 18 em Austin, Texas Imagem: Eric Gay/AP

Do UOL, em São Paulo

19/03/2018 13h17

Duas pessoas ficaram feridas no domingo (18) à noite em Austin, no Texas, pela explosão de um pacote-bomba em uma das ruas do bairro de Travis Country. Este é o quarto ataque do mesmo tipo a ser registrado na cidade em 17 dias. A polícia local suspeita que os quatro crimes, ocorridos neste mês, sejam ataques em série.  

Acionada por um detonador, a explosão de domingo foi mais sofisticada que as três anteriores, segundo Christopher Combs, agente do FBI responsável pelo caso. "Estamos muito preocupados com o detonador, porque indica que o autor não ataca indivíduos específicos. Uma criança poderia andar em uma calçada e esbarrar no pacote", disse o agente.

Há, no entanto, uma conexão com os explosivos utilizados nos ataques anteriores, que mataram duas pessoas. Nos três ataques passados, os pacotes foram depositados na porta das casas das vítimas, em bairros próximos à rodovia Interstate 35, e fabricados com componentes vendidos livremente nas lojas.

Pelo Twitter, o serviço de emergência médica do condado relatou que levou para o hospital dois homens brancos gravemente feridos, ambos na faixa dos 20 anos de idade. A polícia não divulgou a identidade das vítimas.

19.mar.2018 - Chefe da polícia de Austin, Brian Manley fala com a imprensa após quarta explosão na cidade  - Eric Gay/AP - Eric Gay/AP
19.mar.2018 - Chefe da polícia de Austin, Brian Manley fala com a imprensa após quarta explosão na cidade
Imagem: Eric Gay/AP

Ataques anteriores contra negros e latinos

Dois dos pacotes anteriores causaram a morte de dois negros, o que levanta a suspeita para ataques de ódio racial: um homem de 39 anos, em 2 de março, e um jovem de 17, em 12 de março. Uma senhora de 72 anos, de origem hispânica, também ficou gravemente ferida em 12 de março.

"Permaneçam em casa até que possamos determinar se este bairro está livre de perigo", declarou o chefe de polícia de Austin, Brian Manley, no domingo à noite.

Centenas de policiais trabalham neste caso, incluindo especialistas da FBI (a Polícia Federal americana) e do Escritório do Álcool, Tabaco e Armas de Fogo (ATF, na sigla em inglês).

No domingo durante o dia, Manley enviou uma mensagem ao autor, ou autores, desses ataques.

"Queremos compreender o que o levou a fazer isso e queremos ouvi-lo", declarou.

A Polícia anunciou que a recompensa oferecida por qualquer informação que leve a alguma detenção foi elevada para US$ 115 mil.