Topo

Avião faz pouso de emergência nos EUA após quebra de janela em pleno voo; uma pessoa morreu

Avião da Southwest com a turbina danificada após a falha mecânica durante o voo - Reprodução/Facebook Marty Martinez
Avião da Southwest com a turbina danificada após a falha mecânica durante o voo Imagem: Reprodução/Facebook Marty Martinez

Do UOL, em São Paulo

17/04/2018 13h56

Um avião da companhia Southwest Airlines fez um pouso de emergência no aeroporto de Filadélfia após uma peça se soltar de um dos motores durante o voo nesta terça-feira (17) e quebrar uma janela, causando despressurização da cabine, de acordo com relatos dos passageiros. Segundo as autoridades, uma mulher morreu no acidente e outras sete pessoas tiveram ferimentos leves. 

O avião tinha 148 pessoas (143 passageiros e 5 tripulantes) a bordo. A Fox citou que houve uma explosão em um dos motores, relato também sustentado por um passageiro.

O avião é um Boeing 737-700, que fazia a rota do voo 1380 entre o aeroporto de LaGuardia, em Nova York, e Dallas, no Texas.

Turbina de Southwest Airlines  - AP - AP
Imagem: AP

De acordo com a TV local WACU, afiliada da NBC, o pai de uma passageira disse que uma mulher foi "parcialmente sugada" pelo buraco na janela após a explosão. Os passageiros teriam segurado a mulher para evitar que ela fosse ejetada da aeronave. 

A WACU informou que, em contato com a torre de controle da Filadélfia, o piloto negou que o avião estivesse em chamas. "Não está pegando fogo, mas perdemos uma parte da estrutura", teria dito o piloto. 

O problema ocorreu pouco depois da decolagem, ocorrida às 11h30 locais (12h30 de Brasília). Após o incidente no ar, o pouso ocorreu em segurança.

Nas imagens do avião na pista do aeroporto da Filadélfia, captadas pelas televisões locais, é possível ver o propulsor esquerdo deformado e rodeado de espuma contra incêndios, além de um grupo de bombeiros.

Avião da Southwest com a turbina danificada após a falha mecânica durante o voo - David Maialetti /The Philadelphia Inquirer/AP - David Maialetti /The Philadelphia Inquirer/AP
Avião da Southwest com a turbina danificada após a falha mecânica durante o voo
Imagem: David Maialetti /The Philadelphia Inquirer/AP

Nas redes sociais, a companhia disse que estava ciente do incidente e afirmou que os passageiros e tripulantes estavam sendo levados ao terminal. "Estamos reunindo todas as informações. A segurança é nossa prioridade e estamos trabalhando para apoiar nossos passageiros e tripulantes", disse a Southwest na nota.

Passageiro filmou aflição a bordo antes do pouso

Um passageiro, chamado Marty Martinez, filmou os momentos que precederam o pouso de emergência, com os passageiros usando a máscara de oxigênio. 

"Tem algo errado com o nosso avião! Parece que estamos caindo! Pouso de emergência! Voo da Southwest de Nova York para Dallas", escreveu Martinez em seu Facebook.

Após o pouso, ele publicou que o "motor explodiu no ar e quebrou uma janela" próximo a seu assento. "A explosão matou (ou feriu gravemente, não tenho certeza) uma mulher que estava sentada na poltrona da janela", contou Martinez, que também publicou uma série de fotos após o incidente.