Topo

"Me mate", gritou suspeito de atropelamento em Toronto; policial efetuou prisão sem dar um tiro

Do UOL, em São Paulo

24/04/2018 08h45Atualizada em 24/04/2018 11h20

As imagens de uma pessoa que testemunhou a prisão do suspeito de ter atropelado cerca de 25 pessoas com uma van em Toronto, no Canadá, deixando 10 mortos e 15 feridos, flagraram o suspeito Alek Minassian pedindo ao policial que o matasse. O agente, no entanto, prendeu o homem sem efetuar nenhum tiro. Minassian foi acusado formalmente nesta terça-feira (24) por 10 assassinatos e 15 tentativas de assassinato.

"Me mate", desafiou o suspeito, dizendo que tinha uma arma no bolso e apontando um objeto em direção ao policial. O agente gritou para que o homem deitasse no chão ou poderia levar um tiro. "Atire na minha cabeça", respondeu Minassian, antes de ser contido sem nenhum disparo ter sido efetuado pelo policial.

A prisão ocorreu meia hora depois dos atropelamentos, que começaram por volta das 13h25 (14h25 de Brasília). A van alugada pelo suspeito percorreu cerca de um quilômetro da movimentada rua Yonge, uma das principais vias de Toronto, na hora do almoço, na zona norte da cidade.

O motorista foi identificado como Alek Minassian e, embora o atropelamento tenha sido claramente intencional, a polícia por ora evita falar em terrorismo. Até agora, não foi possível fazer conexões entre ele e movimentos extremistas.

"Essa pessoa estava intencionalmente fazendo isso, ele estava matando todo mundo”, contou uma testemunha, identificada como Ali, à TV local. "Ele continuou, foi adiante. As pessoas estavam sendo atingidas, uma após a outra.”

"O que aconteceu nesta rua atrás da gente é terrível", disse Ralph Goodale, ministro da Segurança Pública do Canadá. "Mas não parece estar conectado, de forma alguma, a uma questão de segurança pública, com base nas informações que temos até agora."

O atropelamento levou imediatamente a temores de que também o Canadá teria entrado na mira do extremismo islâmico, após uma série de ataques similares cometidos por simpatizantes do Estado Islâmico, em cidades como Nice, Berlim, Barcelona, Londres e Nova York.

Com o motorista detido, investigadores começaram o processo de reconstruir como – e por quê – um dia ensolarado de início de primavera em Toronto se transformou numa cena de horror. Mas, até o início desta terça, pouco havia sido divulgado sobre Minassian: sabe-se apenas que [e morador de Richmond Hill, subúrbio da metrópole canadense, e que não tem antecedentes criminais.

"Esta será uma longa investigação”, disse o vice-chefe da polícia de Toronto, Peter Yuen. O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediu calma: "Ainda estamos coletando informações e, assim que pudermos, compartilharemos com os canadenses.”

O atropelamento ocorreu a cerca de 30 quilômetros do centro da cidade, onde os ministros do Exterior dos países do G7, incluindo Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha, se reuniram na segunda-feira.