Topo

Lava de vulcão deixa mais de 30 casas destruídas no Havaí; veja imagens aéreas da região atingida

07/05/2018 11h17Atualizada em 07/05/2018 20h20

Mais de 30 casas foram destruídas pela lava que desce do vulcão Kilauea, no Hawaí, segundo autoridades da Defesa Civil informaram na noite desta segunda-feira (7). A preocupação do governo é com alguns moradores que não respeitaram o alerta de saída obrigatória de suas casas.

O vulcão entrou em erupção na última sexta-feira (4), após uma semana de intensa atividade sísmica. O magma (massa mineral pastosa, em estado de fusão) que sai das crateras abertas do Kilauea alcança mais de 60 metros e provocou o aparecimento de novas fissuras na ilha.

A lava está passando muito perto de residências cujos moradores não atenderam ao chamado para buscar abrigos. Cerca de 1.700 residentes receberam ordem de saída, mas o governo afirma que nem todos seguiram a orientação. Cerca de 700 casas estão na área que recebeu instrução de saída obrigatória. 

As ordens de evacuação se mantêm para os moradores das áreas de Leilani Estates e Lanipuna Gardens, no lado leste da Grande Ilha do Havaí. "Os altos níveis de dióxido de enxofre são uma ameaça para todos que estão expostos", alertou a Defesa Civil do Havaí em sua última atualização, contabilizando 35 estruturas destruídas pela lava do vulcão.

Algumas fissuras do vulcão já pararam de emitir os jatos de magma, mas alguns continuam ativos. A preocupação também é com o dióxido de enxofre, o gás altamente tóxico que sai de algumas crateras.

Moradores entrevistados por emissoras locais, como a Havaí News, afirmaram que tiveram pouco tempo para sair de casa, com relatos de menos de 10 minutos.

Atividade deve aumentar

A agência de Defesa Civil emitiu no alerta no domingo (6) informando que "a atividade eruptiva está aumentando e deve continuar".

As autoridades do Hawaí indicaram que as casas destruídas estavam em Leilani Estates. A população que saiu de casa se refugia em escolas e na Cruz Vermelha no arquipélago.   

O Kilauea é um dos cinco vulcões da ilha e o mais ativo. É um dos mais visitados pelas centenas de milhares de turistas que chegam anualmente ao Hawaí.

As autoridades permitiram que alguns moradores retornassem às residências para recolher roupas e utensílios necessários, mas não foi autorizado o retorno permanente, por conta da intensidade dos gases emitidos e porque há fissuras que ainda estão lançando lavas.

Entenda a atividade dos vulcões

AFP