Topo

Líder do Irã critica discurso 'estúpido' de Trump e diz que país não confia nos europeus

Escritório do líder supremo do Irã/AP
Imagem: Escritório do líder supremo do Irã/AP

Do UOL, em São Paulo

09/05/2018 08h26

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, fez críticas a Donald Trump nesta quarta-feira (9), um dia após os Estados Unidos decidirem sair do acordo nuclear, e diz que o país não confia nos norte-americanos e nem nos países europeus que ainda estão dispostos a manter o acordo.

"Vocês ouviram ontem à noite que o presidente dos EUA fez alguns comentários estúpidos e superficiais", disse Khamenei. "Ele disse mais de dez mentiras em sua declaração. Ele ameaçou o regime e as pessoas, dizendo que 'eu farei isso e aquilo'. Sr. Trump, eu lhe digo em nome do povo iraniano: você cometeu um erro."

"Aceitamos o acordo, mas as inimizades [dos EUA] não acabaram. Agora estão mencionando a nossa presença na região e nossos mísseis. Caso também aceitemos, começarão a criar problemas com outro assunto", denunciou em discurso publicado em seu site oficial.

Veja também:

No sistema político do Irã, o presidente é apenas o segundo homem mais poderoso. Acima de todos, desde a Revolução Islâmica de 1979, está o líder religioso supremo, que tem a última palavra sobre todas as questões principais. Ele dita as diretrizes mais importantes da política interna e externa e é o comandante supremo do Exército iraniano. 

Como chefe do Executivo, o presidente tem um papel central na estrutura de poder no Irã, mas é dependente da boa vontade do líder religioso supremo em todas as suas decisões. Além disso, é responsável pela política econômica do país. O presidente, que tem um mandato de quatro anos, nomeia os seus ministros, mas as nomeações devem ser aprovadas pelo Conselho dos Guardiães e também pelo Parlamento.

Saída dos EUA do acordo

Trump anunciou na terça-feira a retirada dos EUA do pacto nuclear e que voltará a impor "o nível mais alto de sanções econômicas" contra o Irã.

O presidente iraniano, Hassan Rohani, disse que por enquanto o Irã continuará no pacto e negociará com o resto dos signatários (Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha) para comprovar se os interesses de seu país ficarão garantidos.

Sobre isso, Khamenei pediu que líderes iranianos exijam "garantias reais" para que o país siga cumprindo os termos do acordo.

"Os responsáveis do país estão perante um grande teste, vamos ver se conservam a dignidade do povo ou não. Se diz que vamos continuar com três países europeus, eu não confio nesses três países", afirmou. "Se querem fazer um acordo, que tenhamos uma garantia sólida, se não, eles farão o mesmo que os EUA", acrescentou.

bandeira irã - Divulgação/AFP Photo - Divulgação/AFP Photo
Bandeira dos Estados Unidos foi queimada no parlamento iraniano
Imagem: Divulgação/AFP Photo

Reações 

Nesta quarta, deputados iranianos queimaram uma bandeira americana de papel e uma cópia do acordo sobre o programa nuclear na tribuna do Parlamento, aos gritos de "morte aos Estados Unidos", em reação ao abandono do pacto nuclear.

Nas imagens divulgadas em vários veículos de comunicação iranianos, vê-se um deputado que agita uma bandeira de papel dos Estados Unidos e a queima na tribuna da Câmara.