Topo

Após escândalo de abuso sexual, bispos chilenos oferecem renúncia coletiva ao papa

Papa Francisco posa com bispos chilenos após encontro no Vaticano - Vatican Media/Reuters
Papa Francisco posa com bispos chilenos após encontro no Vaticano Imagem: Vatican Media/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/05/2018 08h38

Depois dos escândalos de abuso sexual cometidos por religiosos no Chile, 34 bispos chilenos ofereceram a renúncia ao papa Francisco, anunciaram nesta sexta os porta-vozes da Conferência Episcopal do Chile, Fernando Ramos e Ignacio González, em Roma.

Em uma declaração lida pelos porta-vozes à imprensa, os 34 bispos convocados pelo papa no Vaticano para prestar conta sobre os escândalos anunciaram que "todos" puseram suas "acusações nas mãos do Santo Padre para que livremente decida em relação a cada um".

Não se sabe se o papa vai aceitar todas as renúncias ou parte delas.

Em uma carta entregue na quinta, após três dias de reuniões no Vaticano, Francisco se dispõs a tomar medidas severas, "mudanças e resoluções".

Na declaração, os bispos voltaram a "pedir perdão pela dor causado às vítimas", agradeceu-lhes por "sua perseverança e coragem", apesar das dificuldades e "dos ataques da própria comunidade eclesiástica".

Quem são?

Entre os 34 bispos presentes, 31 em funções, figuram vários dos acusados de terem encoberto durante décadas os abusos cometidos por Karadima, suspenso pelo resto da vida, depois de ser declaro culpado em 2011 por abuso sexual de menores de idade cometidos nas décadas de 1980 e 1990.

O escândalo de abusos devastou a credibilidade da Igreja no Chile, país de forte tradição católica, e também prejudicou a imagem do papa, uma vez que o pontífice defendeu fortemente um bispo acusado de envolvimento no suposto encobrimento, antes de reverter sua posição.

Durante a sua viagem ao Chile em janeiro, Francisco defendeu o bispo Juan Barros, mas ao retornar ao Vaticano, ordenou uma investigação que determinou que havia sido mal informado sobre o caso.

Juan Barros foi nomeado pelo papa em 2015 apesar de alegações de que havia encoberto o abuso sexual de menores por seu mentor, padre Fernando Karadima. Agora com 87 anos e vivendo em uma casa de repouso no Chile, Karadima sempre negou as alegações. Barros dizia não saber de qualquer irregularidade.

No final de abril, três chilenos vítimas de abuso sexual cometido por Karadima foram ao Vaticano conversar com o papa.
"Falei por duas horas com o Papa. De maneira muito respeitosa e franca, expressei a importância de entender o abuso como um abuso de poder e a necessidade de assumir responsabilidade, atenção e não apenas perdão", disse Jose André Murillo, uma das vítimas, à época.

Não é a primeira vez que a saída em massa de bispos acontece por casos de abuso sexual. João Paulo II fez isso em 2002 com a Igreja dos Estados Unidos e Bento XVI em 2010 com a da Irlanda.

(Com agências internacionais)