Topo

Kim diz que desnuclearização depende do fim do antagonismo

Do UOL, em São Paulo

12/06/2018 20h02

Livrar a península coreana de armas nucleares depende de Washington e Pyongyang suspenderem ações nas quais se antagonizam, informou a KCNA, agência de notícias estatal norte-coreana, nesta quarta-feira (12).

"Kim Jong-un disse que, para alcançar a paz, a estabilidade da Península Coreana e a desnuclearização, os dois países devem se comprometer a evitar antagonismos mútuos, dando lugar ao entendimento mútuo", afirmou a agência, que em sua primeira matéria sobre a cúpula histórica destacou que as relações obscuras entre os dois países "duraram o período mais longo da Terra".

Mas, segundo a agência, o aperto de mão histórico, que marcou a primeira reunião entre um presidente norte-americano e um líder norte-coreano, ajudará "a fazer uma transição radical nas relações mais hostis da Coreia do Norte".

Leia mais:

Na mesma nota, a agência oficial norte-coreana revela que Kim convidou Trump para ir a Pyongyang e que também concordou em visitar os Estados Unidos.

"Os dois líderes aceitaram o convite um do outro, convencidos de que isso servirá como mais uma ocasião importante para melhorar as relações entre a Coreia do Norte e os EUA".  (*Com informações da AFP)