Topo

De "decrépito" a "presidente": imprensa norte-coreana muda tratamento a Trump após cúpula

13.jun.2018 - Jornal norte-coreano exibido em estação de metrô de Pyongyang traz notícias sobre a cúpula entre Kim e Trump - Dita Alangkara/AP
13.jun.2018 - Jornal norte-coreano exibido em estação de metrô de Pyongyang traz notícias sobre a cúpula entre Kim e Trump Imagem: Dita Alangkara/AP

Eric Talmadge

Da Associated Press

14/06/2018 12h10

Os norte-coreanos estão lançando um novo olhar sobre o presidente dos EUA, Donald Trump, após o fim da cúpula com o líder Kim Jong-un. Agora, Trump está muito longe do rótulo de "decrépito" que o governo deu a ele no ano passado.

Anteriormente, mesmo em um bom dia, o melhor que ele poderia conseguir era "Trump". Sem honrarias. Sem sinais de respeito. Agora, ele está sendo chamado de "presidente dos Estados Unidos da América". Ou "Presidente Donald J. Trump".

Até mesmo "líder supremo".

A transformação pós-cúpula da versão oficial da Coreia do Norte sobre Trump, que agora está sendo mostrada pela mídia estatal parecendo séria e quase real, ressalta o reality show cuidadosamente coreografado que o governo teve de realizar para manter seu povo, ensinado desde a infância a ter ódio e desconfiança em relação aos “imperialistas americanos”, ideologicamente a bordo com as mudanças tectônicas em curso no relacionamento de seu país com Washington.

Com um lapso de tempo que sugere grande cuidado e consideração com o produto final, a televisão estatal da Coreia Norte levou ao ar seus primeiros vídeos e fotos da cúpula na quinta-feira (14), dois dias após o evento e um dia após Kim retornar para casa em Pyongyang, a capital.

Com certeza, a estrela do show foi Kim. A primeira aparição de Trump e o agora famoso aperto de mão não aconteceram até quase 20 minutos no programa que durou 42 minutos.

Com as entonações dramáticas e quase melódicas da apresentadora mais famosa do país, o programa mostrava Kim como um estadista além de seus anos, confiante e educado, rápido em sorrir e firmemente no controle. Ele foi mostrado permitindo que o americano mais velho, Trump, com seus setenta anos, mais que o dobro da idade de Kim, se inclinasse em direção a ele para apertar as mãos, ou mostrar um sinal de joia, em seguida, dando alguns passos à frente para um almoço de trabalho.

Antes de mostrar os dois assinando a declaração conjunta, a locutora disse que Trump fez questão de mostrar sua limusine Cadillac e notou que ela é conhecida pelos americanos como "a Besta". Ela também a certa altura chamou-os de "os dois líderes supremos"de seus países.

12.jun.2018 - Donald Trump e Kim Jung-un assinam acordo de cooperação para desnuclearização da península coreana - JONATHAN ERNST/Reuters - JONATHAN ERNST/Reuters
12.jun.2018 - Trump e Kim assinam declaração conjunta em Singapura
Imagem: JONATHAN ERNST/Reuters

A imagem da viagem de Kim para Singapura foi apresentada como um documentário cronológico, começando com o tapete vermelho no aeroporto de Pyongyang, por incrível que pareça, um voo fretado da Air China. Seguiu-se um vídeo de sua carreata indo para o St. Regis Hotel em Singapura enquanto multidões de simpatizantes acenavam como se esperassem uma estrela do rock, e a turnê noturna de Kim pela cidade-Estado na véspera da reunião.

As representações da cúpula e de Trump feitas pela mídia estatal são extremamente importantes porque dão à população norte-coreana, que tem acesso limitado a outras fontes de notícias, uma ideia não apenas do que está acontecendo, mas também de como o governo espera que eles respondam.

Para o norte-coreano comum, a cobertura da mídia estatal sobre a campanha diplomática de Kim neste ano deve parecer nada menos do que surpreendente.

Depois de enviar uma delegação de alto escalão que incluiu sua irmã para as Olimpíadas de Inverno da Coreia do Sul em fevereiro, Kim se reuniu duas vezes com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e o presidente chinês Xi Jinping. A mídia estatal divulgou todas as reuniões, por meio de suas primeiras páginas e noticiários, embora geralmente um dia após o fato para dar tempo para se certificar de que o tom ideológico está certo e as imagens sejam as mais poderosas possíveis.

No período que antecedeu a cúpula, a mídia do Norte suavizou sua retórica para não estragar a atmosfera enquanto Kim se preparava para sentar-se com o líder do país que a Coreia do Norte criticou durante décadas e chamou de o lugar mais maligno da Terra, juntamente, talvez, como o Japão, seu antigo governante colonial.

Ele disparou algumas condenações contra os comentários duros do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, e do Conselheiro Nacional de Segurança, John Bolton, e sempre criticou os "valores capitalistas", mas manteve as referências diretas a Trump a um grau mínimo. Bolton, que tem sido alvo da ira de Pyongyang desde o seu serviço no governo de George W. Bush, foi apresentado no programa da quinta-feira que mostrou seu aperto de mão com Kim.

O que tudo isto significa para o futuro é uma questão complicada.

A Coreia do Norte apresentou a estratégia diplomática de Kim como o próximo passo lógico, após o que ele disse ser a conclusão de seu plano para desenvolver uma dissuasão nuclear confiável ao que Pyongyang há tempos afirma ser uma política de hostilidade e "chantagem nuclear" de Washington.

Essa foi sua mensagem por meio do noticiário na quinta-feira, que enfatizou que as conversas com Trump serão focadas em forjar um relacionamento mais sintonizado com o que chamam de mudança de tempo, provavelmente significando o novo status da Coréia do Norte como um Estado de armas nucleares, e seu desejo de um mecanismo para assegurar uma paz duradoura na Península Coreana e, finalmente, a desnuclearização.

Apesar do tom respeitoso, permanece uma clara tendência de cautela.

Kim continua sendo o herói na narrativa oficial de Pyongyang. Se Trump será a segunda estrela, ou mais uma vez o vilão, vai ficar para um outro episódio.