Topo

Pilotos chineses são demitidos e têm as licenças cassadas após um deles fumar a bordo

Hoby Sun estava a bordo do avião da Air China - Hoby Sun/Facebook
Hoby Sun estava a bordo do avião da Air China Imagem: Hoby Sun/Facebook

Do UOL, em São Paulo

18/07/2018 19h05

Dois pilotos chineses foram demitidos depois que um deles fumou a bordo de um voo da Air China, fazendo a aeronave perder altitude rapidamente e causando um problema de pressão na cabine.

A Administração de Aviação Civil da China, órgão responsável por regulamentar a aviação civil do país, afirmou que revogou as licenças dos dois pilotos, de acordo com a TV estatal China Central Television (CCTV). A dupla pilotava um Boeing 737 de Hong Kong para Dalian, no norte do país, em 10 de julho, quando o copiloto decidiu fumar um cigarro eletrônico, o que é proibido. Sem querer, ele desligou o ar-condicionado do avião, quando, na verdade, ele queria desativar um sistema para que a fumaça não se espalhasse para a cabine principal.

Por causa do erro, os níveis de oxigênio da cabine principal diminuíram rapidamente e máscaras de oxigênios tiveram de ser usadas pelos passageiros por cerca de 20 minutos. Além disso, a aeronave perdeu muita altitude, antes de subir novamente. De acordo com relatos, os passageiros aplaudiram quando o avião pousou em Dalian.

Nenhum dos 153 passageiros e nove tripulantes a bordo se feriu. A Air China foi multada em cerca de R$ 32 mil e foi obrigada a reduzir em 10% o número de voos com o Boeing 737. Além disso, a companhia aérea terá de fazer uma revisão de segurança nas aeronaves a cada três meses. De acordo com a CCTV, outros funcionários que estavam a bordo do avião também foram suspensos.

Segundo a CNN, o voo CA106, da Air China, desceu de 10 mil metros de altitude para menos de 4.000 metros em menos de nove minutos. O canal de TV se baseou em dados de GPS compartilhados por Hoby Sun, um dos passageiros que estavam no voo.

"Não sabíamos o que estava acontecendo. Nem os comissários de bordo pareciam saber", disse ele à CNN. "Não estou fisicamente machucado, mas o impacto psicológico permanece. Quando eu fecho meus olhos, vejo as máscaras de oxigênio penduradas na minha frente."

Na Bolsa da Hong Kong, as ações da Air China caíram até 1,4%, antes de se recuperarem um pouco. A companhia aérea, com sede em Pequim e membro da rede global da Star Alliance, possui uma frota de mais de 600 aviões. O único acidente fatal envolvendo a companhia aérea ocorreu em 2002, quando um Boeing 767 caiu em uma colina o perto de Busan, na Coreia do Sul, matando 129 das 166 pessoas a bordo.