Topo

Terremoto na Indonésia deixa 98 mortos e mais de 200 pessoas gravemente feridas

6.ago.2018 - Homem observa casas destruídas durante terremoto na ilha de Lombok, na Indonésia - Fauzy Chaniago/AP
6.ago.2018 - Homem observa casas destruídas durante terremoto na ilha de Lombok, na Indonésia Imagem: Fauzy Chaniago/AP

Do UOL, em São Paulo

06/08/2018 08h31

Pelo menos 98 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas no terremoto que atingiu a ilha de Lombok, na Indonésia, na noite de domingo (hora local). O novo balanço de vítimas foi divulgado por autoridades nesta segunda-feira (6), quando equipes de resgate conseguiram alcançar áreas atingidas pelo tremos na parte norte da ilha.

O tremor de 6,9 graus de magnitude provocou cenas de pânico. Vários pontos de Lombok ficaram sem energia elétrica e vários pacientes precisaram ser retirados dos hospitais. Citado pela agência AFP, o prefeito do distrito de Lombok, Najmul Akhyar, calcula que 80% da área foi afetada pelo terremoto.

O porta-voz da agência nacional de desastres, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que os danos causados pelo tremor na ilha foram "massivos". "Temos desafios: as estradas foram danificadas, três pontes também foram abaladas. O acesso é difícil a alguns locais e não temos funcionários suficientes", completou o porta-voz.

Além de Lombok, o tremor foi sentido com força na ilha vizinha da Bali, um dos destinos turísticos mais populares da Indonésia, onde residentes e turistas foram às ruas apavorados. O terremoto também provocou danos leves na cidade javanesa de Bandung, a 955 km de distância.

Uma operação de resgate retirou 1.200 turistas das Ilhas Gili, três pequenas ilhas tropicais a poucos quilômetros da costa noroeste de Lombok que são populares entre mochileiros e mergulhadores. Denink Ayu, recepcionista de um hotel em Gili Trawangan, a maior das três ilhas Gilis, afirmou ao canal CNN Indonesia que "todos entraram em pânico" após o terremoto. "Agora estamos lutando pelos barcos. Todos estão em filas no porto, mas não há barcos suficientes", completou, sem conter as lágrimas.

Muitos mortos foram encontrados em uma área montanhosa situada ao norte de Lombok, longe das praias mais turísticas das zonas sul e oeste da ilha. Dezenas de habitantes podem estar sob os escombros.
A Indonésia, um arquipélago de 17.000 ilhas e ilhotas, está localizada no que é conhecido como o "cinturão de fogo" do Pacífico, uma área de forte atividade sísmica. Embora o país registre inúmeros terremotos, a maioria não oferece riscos.

(Com agências internacionais)

Como acontecem os terremotos? Entenda

UOL Notícias