Topo

Apresentação de pole dance em pré-escola choca pais e causa demissão da diretora na China

Dançarina de pole dance foi contratada para se apresentar em pré-escola na China - Reprodução de vídeo
Dançarina de pole dance foi contratada para se apresentar em pré-escola na China Imagem: Reprodução de vídeo

Do UOL, em São Paulo

06/09/2018 04h01

A primeira segunda-feira de setembro marca o início do ano novo escolar na China. Tradicionalmente, as escolas de todo o país organizam uma cerimônia solene para a ocasião. No entanto, um jardim de infância de Shenzen, no sul do país, decidiu inovar ao contratar uma dançarina de pole dance para fazer uma performance.

A ideia da diretoria da escola era apresentar diversos tipos de dança. O pole dance, no entanto, foi extremamente criticado na redes sociais e a diretora Lai Rong acabou demitida.

"O objetivo era fazer as crianças aprenderem mais sobre uma variedade de dança", disse Lai Rong, a diretora, a uma agência de notícias chinesa.

No total, 500 crianças, entre 3 e 6 anos de idade, e cem pais compareceram ao evento. Um dos pais registrou a dança em um vídeo que viralizou na internet chinesa. plataformas de mídia social como o Weibo e as agências de notícias chinesas explodiram em indignação de internautar que exigiam explicações e punições.

No vídeo, as crianças em pé ao redor do palco ao ar livre não pareciam atraídas pelo espetáculo de uma mulher de bermuda preta e blusa fazendo movimentos suaves e altos e depois caindo no chão enquanto sacudia o cabelo. Meninas pequenas vestidas com uniformes da banda da escola estavam impassíveis diante do palco no pátio da escola enquanto a dançarina voava na frente delas.

“As crianças são muito simples. Elas não teriam pensamentos tão complicados sobre isso”, disse Lai posteriormente em uma entrevista por telefone. "Elas só acham incrível que alguém possa voar em um poste como esse."

De acordo com o "The New York Times", Michael Standaert, um jornalista norte-americano que vive em Shenzhen e envia seus filhos para a pré-escola, gravou a dança e registrou toda sua raiva no Twitter.

“Quem pensaria que isso é uma boa ideia?”, escreveu ele. "Estamos tentando tirar as crianças da escola e recuperar nossas mensalidades."

Standaert disse que essa não era a primeira vez que o jardim de infância o deixava imaginando se ele deveria retirar seus filhos. Em julho, ele disse, ele realizou dez dias de 'atividades' militares e exibições de metralhadoras e morteiros".

Um chinês cujo filho estuda na escola, segundo relato feito pelo "Southern Metropolitan Daily", um jornal na província de Guangdong, questionou como os pais de alunos poderiam se sentir confortáveis enviando suas crianças para um jardim de infância liderado por alguém com esse tipo de gosto. Outro comentário mais direto questionou a sanidade mental da diretora.

O jardim de infância emitiu um pedido de desculpas. "Houve uma falta de consideração compreensível do conteúdo da performance", disse sua mensagem, que foi divulgada pela mídia chinesa.

O departamento de educação do distrito de Bao'an em Shenzhen, onde a pré-escola opera, demitiu a diretora e disse que o jardim de infância seria investigado. Lai, no entanto, disse que suas intenções foram mal compreendidas.

"Toda a minha carreira na educação foi destruída por apenas um evento, apenas cinco minutos de performance", afirmou ela. "A internet é muito poderosa." (Com The New York Times e agências internacionais)