Topo

No Uruguai, empresa cria "chimarrão de maconha"

"chimarrão de maconha"

AFP

Do UOL, em São Paulo*

19/09/2018 04h00

O Uruguai foi o primeiro país da América do Sul a liberar a maconha, em 2013, como parte de uma política para reduzir os índices de violência com o narcotráfico.

Anos depois da nova lei estar em vigor, uma empresa local resolveu unir a erva liberada com uma já tradicionalmente consumida no país: o mate. Lá, é típico o consumo da erva-mate muito quente por meio de uma cuia, muito semelhante ao nosso chimarrão.

A nova legislação se propôs a regularizar a venda da Cannabis, permitindo aos uruguaios encontra-la em farmácias e clubes de cultivo. Desde a liberação, a empresa BCBD Medicinal vem trabalhando para conseguir uma biomassa com alta concentração de canabidiol, o componente medicinal da maconha.

Diferentemente do consumo recreativo da maconha, esta mistura não tem efeito psicoativo. De acordo com os criadores, o novo produto tem um efeito relaxante, ao contrário das ervas tradicionais que são ricas em mateína e cafeina.

“O canabidiol é um estimulante do sistema nervoso central, então pode ajudar em muitos problemas, como a dor de cabeça”, diz Alfonso Vilardo, encarregado de cultivos da BCBD Medicinal. A companhia já recebe pedidos pela erva-mate “aditivada” de diversos países, como Israel, Espanha e Alemanha.

*(Com AFP)