Topo

Atirador deixa mortos e feridos em bar na Califórnia

Imagem aérea mostra veículos policiais alinhados em uma estrada nas proximidades de um tiroteio em Thousand Oaks, Califórnia - AP
Imagem aérea mostra veículos policiais alinhados em uma estrada nas proximidades de um tiroteio em Thousand Oaks, Califórnia Imagem: AP

Do UOL, em São Paulo

08/11/2018 07h40Atualizada em 08/11/2018 15h06

Um atirador matou 12 pessoas e deixou ao menos 21 feridos em um bar da cidade de Thousand Oaks, na Califórnia, antes de ser encontrado morto no fim da noite desta quarta-feira (7), segundo o gabinete do xerife do condado de Ventura. 

O atirador foi identificado pela polícia como David Long, um ex-fuzileiro naval. Ele tinha 28 anos e usou uma pistola calibre .45 para disparar contra as pessoas, utilizando também bombas de fumaça. Segundo a polícia, o atirador se matou antes da chegada dos agentes.

Veja mais:

Segundo o xerife Geoff Dean em coletiva de imprensa, Long já havia tido problemas com a polícia anteriormente, mas por eventos menores. Ainda não se sabe a motivação para o ataque.

Os frequentadores do clube noturno confortam uns aos outros perto do local do atentado - AP - AP
Imagem: AP
 

Os disparos aconteceram durante um evento de estudantes universitários em um bar de música country chamado Borderline Bar and Grill, por volta das 23h20 de ontem (horário local, 4h20 de hoje em Brasília). O local fica a cerca de 65 km de Los Angeles. 

Ainda não há informações sobre o estado atual dos ao menos 12 feridos que foram levados a hospitais da região. Outras pessoas com ferimentos leves também foram a hospitais.

Ron Helus, policial morto por atirador em bar na Califórnia - Página Gun Control/Facebook - Página Gun Control/Facebook
Ron Helus, policial morto durante tiroteio em bar na Califórnia
Imagem: Página Gun Control/Facebook

Entre os mortos está Ron Helus, policial veterano que estava havia 29 anos nas forças de segurança locais e era xerife-adjunto no gabinete do condado de Ventura. Ele foi o primeiro policial a chegar ao local para conter o atirador e acabou sendo atingido pelo suspeito, morrendo horas depois no hospital.

"Ron era dedicado e trabalhador. Ele era totalmente comprometido, dava tudo que tinha e nesta noite, como eu disse a sua mulher, ele morreu como um herói. Ele entrou para salvar vidas, salvar outras pessoas", disse o xerife local Geoff Dean em entrevista à imprensa.

"Havia sangue por todos os lados", diz xerife

Depois dos primeiros policiais que chegaram para conter o atirador, outras forças de segurança, incluindo a Swat, se dirigiram ao local. Eles entraram no bar e encontraram as vítimas e o atirador mortos. "Está um cenário horrível lá dentro, há sangue por todos os lados", descreveu Dean.

Várias testemunhas ouvidas pelas emissoras de televisão locais descreveram um homem de barba e chapéu entrar no local e começar a atirar diante do balcão, enquanto as pessoas quebraram vidros do bar para fugir.

O porta-voz do xerife do Condado de Ventura afirma que o atirador foi  morto dentro do bar - AP - AP
Imagem: AP

Universitários estavam no bar

O evento, de nome "Noite Universitária Country", atraiu um público jovem.

Segundo a universidade Pepperdine, que fica próxima ao local, vários estudantes da instituição estavam no bar. "Estamos buscando identificar e fornecer apoio a esses alunos. Funcionários da Pepperdine estão trabalhando com as autoridades e divulgará novas informações assim que elas estiverem disponíveis. A universidade envia condolências e está rezando para todos os envolvidos nos eventos trágicos desta noite", disse a instituição pelo Twitter.

A estudante Madeline Carr, editora do jornal da universidade, afirmou à CNN que conhecia alguns alunos que estavam no Borderline Bar & Grill no momento dos tiros. "Pepperdine é uma comunidade bem pequena, protegida... é um daqueles eventos difíceis de processar", afirmou.

Segundo ela, o bar era aberto a maiores de 18 anos nas quartas-feiras e atraía os estudantes da Pepperdine. "É um lugar divertido para dançar", contou.

Um atirador abriu fogo em um bar de dança lotado, ferindo 11 pessoas, incluindo um policial que correu para a cena do crime - AP - AP
Imagem: AP
.

Em solidariedade, a California Lutheran University, que se localiza a aproximadamente 7km de distância do ataque, cancelou suas aulas desta quinta-feira.

Polícia demonstrou coragem, diz Trump

Donald Trump se pronunciou no Twitter sobre os assassinatos. "Fui informado sobre esse tiroteio terrível na Califórnia. As forças de segurança, junto com o FBI, estão na cena. Treze pessoas, até agora, tiveram suas mortes confirmadas. O atirador está morto, junto com o primeiro policial a entrar no bar", escreveu o presidente.

"A polícia mostrou muita coragem. A polícia rodoviária chegou à cena em 3 minutos, e o primeiro agente a entrar foi baleado inúmeras vezes, morrendo no hospital.  Deus abençoe todas as vítimas e as famílias. Obrigado às forças de segurança", concluiu.

*Com agências internacionais